Início Cidades Prazo de adesão para Refis de Itapevi é prorrogado até o final...

Prazo de adesão para Refis de Itapevi é prorrogado até o final de dezembro

0
A Prefeitura cria e prorroga leis anualmente sobre o mesmo tema - Foto: Divulgação/PMI

Assim como acontece na maioria das cidades brasileiras, sem conseguir receber em dia dos contribuintes os pagamentos de tributos e impostos, as prefeituras criam seus mecanismos de refinanciamento desses débitos. Antigamente chamados de “anistia”, tias planos recebem hoje o pomposo nome de Recuperação Fiscal, os conhecidos Refis.
Não foi diferente em Itapevi, que em agosto deste ano criou seu Refis através da Lei Complementar nº 181, porém determinou que a adesão ao plano ocorresse apenas no período de 1º a 30 de novembro de 2023, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 30 dias.
Pela Lei, publicada no Diário Oficial da cidade em sua edição de 4 de agosto (pág. 4), a renegociação visa garantir incentivos na quitação dos débitos pendentes e gerados até 31 de dezembro de 2022, com descontos escalonados que chegam até 100% sobre juros e multas, com o pagamento dividido em, no máximo, 48 parcelas. A medida abrange pessoas físicas e jurídicas, com débitos inscritos ou não na Dívida Ativa, abrangendo impostos municipais como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

PRORROGAÇÃO

Apesar de a legislação prever uma série de regras, as prefeituras não devem encontrar respaldo suficiente da população para o retorno de suas expectativas de arrecadação e, como consequência, acabam adiando os prazos para a adesão ao plano. Essa medida certamente faz com que a população não valorize a legislação criada, pois sabe naturalmente que, se perder o primeiro prazo ainda o terá prorrogado e, caso não consiga de inscrever, certamente terá legislação similar no ano seguinte.
Assim ocorre com a maioria das prefeituras e também está acontecendo com Itapevi, que nesta semana divulgou que o prefeito Igor Soares (Podemos) determinou a prorrogação do período de adesão ao Refis por mais 30 dias. Com isso, quem desejar aderir ao plano terá agora até o final deste mês de dezembro (dia 30/12) para fazê-lo.
O acordo pode ser feito de forma on-line pelo Itapevi Digital (https://itapevi.solarbpm.softplan.com.br/atendimento/servico-info/238) ou pessoalmente no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no guichê da Secretaria da Fazenda.
A íntegra da Lei Complementar nº 181 pode ser acessada pelo link https://itapevi.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/1190.pdf (pág. 4) e, para mais esclarecimentos, está disponível o telefone (11) 4143-8096.
Ao divulgar a prorrogação do prazo, a Prefeitura não informou qual o retorno obtido durante os primeiros trinta dias de vigência do plano de adesão ao Refis, como valores arrecadados ou número de contribuintes que tenham efetivado sua inscrição.

 

Sair da versão mobile