O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) iniciou na segunda-feira, 4 de dezembro, o processo de verificação dos taxímetros dos taxistas instalados em Osasco. Nesta primeira etapa, o serviço finaliza nesta sexta-feira, 8/12, depois recomeça na segunda-feira, dia 11/12, estendendo-se até a sexta-feira da próxima semana, dia 15 de dezembro.
Todos os serviços referentes a taxímetro na Capital e nas regionais do Instituto no Estado de São Paulo devem ser agendados no site do Ipem-SP, tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação. O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.
Para realizar a verificação, os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento on-line, a verificação não será realizada. Os horários estão disponíveis no sistema e, em Osasco, o ponto de partida é a avenida Praia Grande, 378, City Bussocaba, ao lado do Parque Chico Mendes.
O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem-SP, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br; ou acessar www.ipem.sp.gov.br.