Início Geral PZ Mulheres cantam em homenagem aos 470 anos da cidade de São Paulo

Mulheres cantam em homenagem aos 470 anos da cidade de São Paulo

0
Foto: Divulgação/Diogo Moreira/Governo do Est. de S. Paulo

Capital paulista celebra 470 anos de fundação com shows musicais em seis palcos espalhados pela cidade

A cidade de São Paulo, Capital do Estado que tem o mesmo nome, celebra na próxima quinta-feira, dia 25 de janeiro, o aniversário de seus 470 anos de fundação. Com uma população de aproximadamente 12,3 milhões de habitantes, é a maior cidade do país e da América do Sul; e uma das maiores do mundo.
Fundada em 1554 como uma missão jesuítica alguns anos depois do descobrimento do Brasil pelos portugueses, São Paulo foi gradativamente galgando espaços na geografia do país. No século XVII (17), as atividades econômicas da vila limitavam-se quase que exclusivamente à agricultura de subsistência. A produção e exportação de açúcar não tinham grande desenvolvimento. Não obstante, São Paulo permanecia como um núcleo de povoamento pobre e isolado das áreas mais dinâmicas da colônia. Assim, já nas primeiras décadas do século, os paulistas começaram a organizar as bandeiras – grandes expedições que partiam em direção aos sertões inexplorados da colônia, em busca de mão-de-obra indígena, pedras e metais preciosos. Em pouco tempo, os bandeirantes se tornaram os grandes responsáveis pela ampliação dos limites das fronteiras da colônia.
Localizada estrategicamente defronte dos principais caminhos para o Interior, e banhada pelo rio Tietê (cujo curso natural servia de caminho ao Interior da capitania e à atual região Centro-Oeste), São Paulo converteu-se no principal centro do movimento bandeirante, especialmente a partir da década de 1660. Foi da vila que partiram as históricas expedições de Fernão Dias Pais, Antônio Raposo Tavares, Domingos Jorge Velho e de Bartolomeu Bueno da Silva, entre outras.
Depois disso, vieram o ciclo do açúcar e pelo menos dois ciclos do café, que impulsionaram a agricultura, tornando o Estado o mais rico do país. A riqueza proveniente dos cafezais e de uma indústria ainda incipiente sustentou a liderança paulista no movimento que motivou a proclamação da República do Brasil, em 1889.

‘ELAS CANTAM’

Como de praxe, diversas comemorações, organizadas por entidades e associações irão se espalhar pela cidade para celebrar a data. De forma oficial, a Prefeitura da Capital preparou uma programação gratuita com atrações musicais como como Lexa, Naiara Azevedo, Marvvila, Luciana Mello, Eliana de Lima, Mart’nália e atividades infantis, com o tema “Elas cantam São Paulo”. O evento acontece em seis palcos espalhados por todas as regiões da Capital.
O tema escolhido é uma reverência a grandes mulheres que ajudam a construir a identidade cultural da cidade. Divas da música brasileira farão uma homenagem à cidade de São Paulo, cantando simultaneamente nos seis palcos. “‘Elas cantam São Paulo’ é o presente da cidade para todas as paulistanas”, afirma a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. “Reverenciar o protagonismo e a força das mulheres, ampliando a necessidade desse palco para todos os gêneros através da música e de grandes artistas do cenário brasileiro”, complementa.
A programação inclui atividades para crianças e a festa ocorre de maneira descentralizada. A programação completa dos shows pode ser conferida pelo site https://www.capital.sp.gov.br/noticia/com-shows-de-lexa-naiara-azevedo-e-marvvila-sao-paulo-comemora-470-anos-na-proxima-quinta-feira-25.
Os palcos da festa estarão montados na avenida São João (esquina com a Ipiranga), no Teatro Flávio Império (zona Leste); no Centro Cultural da Juventude (zona Norte), no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (zona Leste), na Casa de Cultura Butantã (zona Oeste) e na Casa de Cultura Campo Limpo (zona Sul).
A Prefeitura divulgou que vai garantir a gratuidade da tarifa em todas as linhas dos ônibus municipais, assim como aconteceu nos feriados do Natal (25/12) e do Ano Novo (1/1).  A quinta-feira, dia 25 de janeiro, é feriado municipal na Capital.

A cidade de São Paulo é habitada atualmente por cerca de 12,3 milhões de pessoas – Foto: Arquivo/Marco Infante/PZ

 

Sair da versão mobile