O Teatro Municipal Glória Giglio, em Osasco, recebe neste domingo, dia 18 de fevereiro, o espetáculo de dança-teatro “A Vida das Bonecas Vivas”, concebido e dirigido por Dan Nakagawa. A montagem apresenta Helena Ignez como atriz convidada em participação gravada em vídeo; Bogdan Szyber na provocação cênica; Lucas Vanatt como dramaturgista e Anderson Gouvea na coreografia. O elenco dessas apresentações é formado por Alef Barros, Anderson Gouvea, Lucas Vanatt, Ricke Hadachi e Vivian Valente.
Com estética recheada de referências do butô, do kabuki e da dança contemporânea, “A Vida das Bonecas Vivas” parte do movimento das Living Dolls para tratar de existências humanas à margem de uma sociedade que cerceia a diversidade e a subjetividade. A encenação surge como uma resposta-celebração para uma existência possível no mundo patriarcal e embranquecido.
Em um lugar atemporal, o enredo fala de pessoas que precisam existir de forma oculta. Borrando as fronteiras entre dança, teatro e performance, Dan Nakagawa traz para o espetáculo a mesma desconstrução do olhar normatizante em relação à sexualidade, gênero, expressão artística e, pri ncipalmente, ao modo a expandir e discutir as novas formas de existência que estão além dos padrões estabelecidos. A encenação ocorre em um ambiente que imprime a ideia de sonho. Os atores-bailarinos-performers são envolvidos por atmosferas lúdicas nas quais a cor branca sugere o infinito.
“A Vida das Bonecas Vivas” é um projeto proposto pela Belic Arte.Cultura, integrante do Edital ProAC 02/2023, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. As apresentações de 2024 integram circulação do espetáculo por cidades paulistas.
Em Osasco, a apresentação de domingo está marcada para começar às 19 horas e tem entrada gratuita, com ingressos devendo ser retirados na bilheteria até uma hora antes. O Teatro Municipal Glória Giglio fica na avenida dos Autonomistas, 1533, Vila Campesina.