De acordo com a assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Osasco, desde o início de 2024 os parlamentares locais protocolaram mais de 324 Indicações ao Executivo, com sugestões de ações em áreas como infraestrutura, educação, saúde e esportes. Dentre as ações propostas para o esporte, é destaque a preocupação dos vereadores quanto à oferta de equipamentos que estimulem a prática de atividades físicas, visando à melhoria da saúde.
A vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), por exemplo, protocolou seis Indicações ao prefeito Rogério Lins (Podemos) para a execução de melhorias na academia central, localizada na rua Ester Rombenso, 265. O espaço oferece atividades gratuitas à população. A vereadora pede ações como a instalação de bebedouros, serviços de manutenção no piso, implantação de rede de internet para os usuários e serviços para a área da piscina.
Uma das preocupações da vereadora está relacionada à construção de uma cobertura para a piscina. Ela também solicitou a limpeza, esvaziamento e manutenções regulares para garantir a qualidade da água.
Outra Indicação que visa estimular a boa prática esportiva é do vereador Batista Comunidade (Avante), que propõe a instalação de equipamentos de calistenia nos parques públicos do município. A calistenia é uma técnica em que o praticante usa o peso do próprio corpo para fortalecer os músculos, trazendo benefícios como aumento de força, flexibilidade, coordenação motora e perda de peso.
O vereador Paulo Junior (PP), por seu turno, apresentou duas Indicações com pedidos similares de melhorias: a primeira solicita o conserto de aparelho de academia ao ar livre instalada na praça da rua Acácia Azul, esquina com a rua Pinheirinho, no Jardim Rochdale; enquanto a outra pede estudos e providências para a revitalização da pista de caminhada do Parque Chico Mendes.