Quatro anos depois, primeiras alças da reforma do viário central de
Carapicuíba são liberadas ao tráfego
Iniciada em janeiro de 2020, a reformulação do sistema viário do Centro de Carapicuíba começa a apresentar seus primeiros resultados somente neste início de 2024, quatro anos após o início das obras.
Entre a segunda e terça-feira da semana passada, dias 19 e 20 de fevereiro, o primeiro trecho, compreendido entre duas alças de acesso, foi entregue ao tráfego de veículos. Na segunda-feira, 19, foi liberada a alça superior, sentido Castello Branco/Alphaville, somando 190 metros de extensão, até o viaduto Jorge Julian. Já na terça-feira, 20, foi finalizado o asfalto da alça inferior, prolongamento da saída do viaduto Jorge Julian, para quem vem da região da rodovia Castello Branco ou Alphaville, no sentido Centro de Carapicuíba. O trecho soma 320 metros.
De acordo com a Prefeitura, a equipe de trabalho segue agora na obra da passagem de nível, prolongamento da avenida Deputado Emílio Carlos, sentido Osasco, até o terminal rodoferroviário, somando 216 metros.
Em material distribuído à imprensa, a Prefeitura de Carapicuíba informa que essa reformulação na área central deve reduzir em mais de 70% os semáforos, proporcionando mais agilidade e fluidez no trânsito. Um desses semáforos, no entanto, tem se mantido na confluência da avenida Deputado Emilio Carlos e a nova saída da alça do viaduto, em frente ao acesso à avenida Celeste. Ali, os veículos que circulam no mesmo sentido acabam sendo “travados” por um semáforo que a administração municipal não explica se o manterá após a execução das obras.
Assim como fez em janeiro de 2020, ao anunciar o início dessa reforma no sistema viário central da cidade, o prefeito Marcos Neves (PSDB) também não informou, em mais esta oportunidade, quando toda ela será finalizada.