Forró Saborear anima inaugurações da Comunidade do Dema pela passagem dos 59 anos de Carapicuíba
Na próxima terça-feira, dia 26 de março, a cidade de Carapicuíba comemora oficialmente seus 59 anos de emancipação político-administrativa. A Prefeitura local tem utilizado os últimos dias para inaugurar obras por alguns bairros, mas em nenhum momento citou que tais cerimônias fazem parte da programação oficial de aniversário.
De qualquer forma, pelo caráter excepcional de tais inaugurações, depreende-se que elas estejam atreladas à data, já que envolvem grandes mobilizações com parcela da população local.
Assim ocorreu, por exemplo, no sábado, dia 16/3, quando ocorreu a inauguração do quinto Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura (Ceeac) da cidade, na região do Parque dos Paturis. O local comporta uma escola municipal, campo de grama sintética, arquibancada, vestiário e um novo acesso viário.
COMUNIDADE DO DEMA
Para este domingo, 24/3, a Prefeitura de Carapicuíba programou a inauguração de um pacote de obras na comunidade do Dema, região do Ariston. A revitalização envolve uma arena, equipamento que envolve campo de futebol de grama sintética, com alambrado e vestiários, playground e equipamentos de ginástica, além de intervenções na malha viária. As melhorias de acesso local – segundo a Prefeitura – envolvem nove ruas, com asfalto na travessa Caminho de Itapevi, concreto armado na travessa 1, e recapeamento nas ruas Rio Tocantins, Rio Amazonas, Jaborandi, Flor de Ypê, Flor de Lótus, Girassol e Flor de Maio.
O evento de inauguração começa às 10 horas, com brinquedos infláveis para as crianças. A partir das 13 horas haverá shows da Relicário, grupo Introdução e Forró Saborear.
FUNDAÇÃO DA ALDEIA JESUÍTICA
A origem de Carapicuíba remonta à fundação da Aldeia Jesuítica em 1580, pelo Padre José de Anchieta, e preservada até os dias de hoje como principal ponto turístico da cidade. O povoamento foi uma das doze aldeias fundadas por Anchieta naquela época para preservar a educação e a moralização dos silvícolas e pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha Estrada de Ferro Sorocabana.
A Aldeia, entretanto, não escapou das expedições bandeirantes que exploravam a mão de obra indígena para cultivo em lavouras.
Em 1928, Carapicuíba já era distrito policial. Na década dos anos de 1930, os pioneiros acreditavam no povoado que nascia porque a região possuía clima e terras propícios para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.
Existem várias versões sobre o significado da palavra Carapicuíba: pau podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc., mas segundo o Departamento de Linguística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara +picú + iba, ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, Carapicuíba é o nome do peixe: ‹cará comprido› que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.
Carapicuíba não só fez parte de Barueri, como também de Cotia, São Paulo e de Santana de Parnaíba, tendo sido elevada à condição de munícipio e recebido impulsos decisivos após integrar a Estrada de Ferro Sorocabana, hoje Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), cujos serviços estão cedidos para a concessionária ViaMobilidade.
O movimento emancipacionista cresceu quando a cidade esteve anexada a Barueri, entre 1949 e 1964. Em fevereiro de 1964, pela lei nº 8.092, tornou-se distrito, e em 26 de março de 1965 assumiu o primeiro prefeito, Amos Meucci, que administrou a cidade até 1973.
Carapicuíba também comemora com tanta ênfase quanto o aniversário de sua emancipação a data dedicada em louvor do padroeiro, São Pedro, em 29 de junho. Os moradores tradicionalmente também cultuam, ainda, as festas de Santa Cruzinha (1 a 4 de maio) e a da fundação da Aldeia e a de Santa Catarina (24 e 25 de setembro).
A extensão territorial da cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 34,546 km² e sua população (censo de 2022) é de 386.984 pessoas. O atual prefeito é Marcos Neves (PSDB), que cumpre seu segundo mandato consecutivo, depois de também já ter sido vereador e deputado estadual. A Câmara Municipal é composta por 17 vereadores e seu presidente é o parlamentar Ronaldo Souza (PSDB).
O dia 26 de março é feriado municipal em Carapicuíba (Decreto nº 5.347/24).