Escola de Artes de Osasco recebe espetáculo com manifestações afro-brasileiras a partir do olhar da mulher
A cidade de Osasco recebe nesta sexta-feira, dia 5 de abril, um espetáculo de dança com percussão ao vivo. Numa criação de Nil Sena e Renata Oliveira, o espetáculo “Saias” promete mais do que uma simples apresentação de dança, apresentando-se como uma extensa pesquisa que surgiu a partir das inspirações, do empoderamento e autoconhecimento do universo das danças afro-brasileiras, das vivências, experimentações em aulas e apresentações artísticas de suas duas idealizadoras.
O projeto foi contemplado no ProAC Editais 39/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Associação Cultural Cachuera.
A produção parte do mergulho e investigação nas manifestações populares brasileiras, suas danças, cantos e toques, sobretudo o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças para manter a cultura viva. A mistura de linguagens, como poemas autorais declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança.
O espetáculo tem duração de 60 minutos e nesta sexta-feira, 5/4, será apresentado às 19h15 no Teatro Nivaldo Fidelis de Santana, na Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, que fica na rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro de Osasco.
Depois disso, em outra apresentação na Grande São Paulo, no domingo, dia 7, às 17 horas, vai ao Espaço Cachuera, que fica na rua Monte Alegre, 1.094, Perdizes, Capital.
i