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Longarinas lançadas sobre a linha férrea dão sequência à segunda etapa das obras do novo viaduto de Carapicuíba

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As vigas de sustentação já estão instaladas sobre a linha férrea - Foto: Divulgação/PMC

Cumprindo ações da segunda etapa de obras, os operários que atuam na construção do novo Viaduto Corredor Oeste, na região central de Carapicuíba, promoveram no último domingo do mês de março, dia 31/3, o lançamento de pesadas longarinas por sobre os trilhos da linha férrea da ViaMobilidade.
O novo viaduto, construído em parceria com a Prefeitura local e o governo do Estado, através da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), pretende mudar o panorama da cidade, facilitando o acesso dos motoristas que se dirigem aos bairros do Tamboré e Alphaville, em Barueri, sem a necessidade de acessar o Centro de Carapicuíba. O viaduto faz parte de todo o processo de ampliação do Corredor de Transporte Metropolitanos Itapevi-São Paulo (antigamente chamado de Corredor Oeste) que, em trecho de aproximadamente dois quilômetros, ligará o terminal municipal até o terminal Luiz Bortolosso, no km 21, em Osasco (ver quadro).
Nessa segunda etapa das obras foram içadas longarinas de 90 toneladas, sendo que na fase anterior já haviam sido lançadas longarinas mais leves, de 60 toneladas cada.
A Prefeitura de Carapicuíba, em material distribuído à imprensa, aponta que “o intuito das intervenções é aliviar o trânsito na região central da cidade e facilitar o acesso à rodovia Castello Branco e região de Alphaville, assim como o sentido contrário”, mas não informou qual o prazo previsto para término das obras.

PROJETO E EXECUÇÃO

A obra em sua totalidade é algo que se anuncia desde quando ainda Fuad Chucre era o prefeito da cidade, no início dos anos 2000. Fuad faleceu há pouco mais de um ano, no dia 31 de janeiro de 2023.
Dentro de um projeto chamado de “Novo Centro” de Carapicuíba, a ideia que o ex-prefeito anunciava era a da construção de um viaduto que saísse da avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu, passando por sobre os trilhos da via férrea e desembocando do outro lado, atrás de onde hoje estão instalados a Etec e o Parque Gabriel Chucre, para que os veículos pudessem acessar o trecho em direção ao bairro do Tamboré, sem a necessidade de chegar mais ao Centro de Carapicuíba. O novo projeto envolvia ainda a construção de novos terminais de ônibus municipais e regional – já construídos -, e a remodelação do sistema viário central, ainda em execução pela atual administração municipal.
A notícia de execução do projeto do viaduto foi dada em 2022 pelo ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ele esteve na cidade no dia 26 de junho de 2022, quando autorizou o início das obras do viaduto, que faz parte do que o governo do Estado chama de Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo.
No trecho da região central, o Corredor liga o Terminal de Carapicuíba ao Terminal Luiz Bortolosso, no Km 21, em um percurso de 2,2 km, ligando as avenidas dos Autonomistas (em Osasco), Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu e Governador Mário Covas. Além do elevado, o projeto também prevê a construção de duas estações de embarque e desembarque para os passageiros das linhas de ônibus.
Naquela época, o governo do Estado informava que o investimento total previsto na obra era de R$ 66,9 milhões e que a previsão de entrega era o final do ano de 2023, o que não foi concretizado.

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