Mulher preta, nordestina, cantora, compositora e violonista, Maria Pérola é um nome que deu os primeiros passos na arte ainda na periferia de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. Ela está lançando o seu primeiro EP, “Meu Nome é Pérola”.
Trazendo identidade e diversidade musical, o projeto chegou às plataformas digitais em outubro de 2022, reunindo 4 faixas, sendo 3 autorais e uma releitura.
Agora, Maria Pérola desembarca no Espaço Cultural Grande Otelo, em Osasco, para o lançamento do EP, acompanhada de acordeon, guitarra, bateria e violão. No palco apenas instrumentistas mulheres. No show “Meu Nome é Pérola”, a cantora faz uma exibição de suas composições e algumas releituras de nomes que serviram de inspiração para a artista.
No roteiro está seu primeiro destaque autoral, “Tua Hashtag Não é à Prova de Bala”, que chegou ao streaming em meio às discussões sobre representatividade na música e no mercado digital. A artista enxerga neste momento uma chance importante de discutir assuntos que movimentam sua geração, como a divisão igualitária do mercado de trabalho, a xenofobia, o racismo e o feminismo.
Já na releitura, a cantora homenageia Caetano Veloso, se mostra como intérprete e canta uma versão de “Desde que o Samba é Samba”, com tons de Ijexá, até seu ponto de samba de roda.
“Meu Nome é Pérola” é uma realização do governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Cultura, através de aprovação do ProAC, Edital 17/2023 – Programa de Ação Cultural. #ProAC2023.
O show no Espaço Cultural Grande Otelo acontece nesta quinta-feira, 18 de abril, às 20 horas, com entrada gratuita. O endereço é: rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 100, Vila Campesina, Osasco.