Municípios da região se mobilizam para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Assim como vem ocorrendo nos últimos dias com iniciativas a partir de centenas de entidades sociais ou particulares, grupos empresariais e a população de todo o Brasil, também as prefeituras das principais cidades da região Oeste da Grande São Paulo criaram mecanismos de mobilização para levar equipamentos, equipes e, principalmente, donativos à população do Rio Grande do Sul, vitimada pelas chuvas intermitentes que assolaram o Estado desde o final do mês de abril.
As fortes chuvas impactaram a vida em mais de 400 cidades gaúchas (o Estado tem oficialmente 497 municípios) e, pelo boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na manhã de quinta-feira, dia 9/5, o número de mortos chegava a 107, sendo que outras 136 pessoas eram registradas como desaparecidas. Até aquele momento, 425 cidades apontavam algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão de pessoas afetadas, transformando-se no maior desastre natural da história do Estado.
Para tentar minimizar o problema que ainda transcorria por toda esta semana e deve levar muito tempo para reconstrução de cidades praticamente destruídas, o próprio governo gaúcho, assim como todos os governos estaduais, federal e Congresso Nacional se mobilizaram e se mobilizam para levar recursos para salvar as vidas das pessoas impactadas ou amenizar a dor daquelas que perderam tudo ou quase tudo com o temporal e as enchentes.
Dentre as prefeituras da região Oeste de São Paulo por onde circula este Página Zero, algumas divulgaram mobilizações que, ou já foram cumpridas, ou ainda procuram arrecadar doações para serem encaminhadas à população atingida.
OSASCO ENVIA EQUIPE
Assim que o problema começou a se agravar e virar notícia em cenário nacional, no final da semana passada, a Prefeitura de Osasco já se mobilizou, criando, por exemplo, um plantão especial do Fundo Social de Solidariedade, no sábado e domingo, dias 4 e 5 de maio, para a arrecadação de donativos. Essa ação foi prorrogada até a quarta-feira, dia 8; e um dia antes, na terça-feira, 7, um drive-thru foi implantado no estacionamento da Prefeitura para que as pessoas pudessem levar suas doações. Até o fechamento desta edição a Prefeitura não havia divulgado o volume de donativos arrecadados, mas eles podem continuar sendo entregues na sede do Fundo Social, na avenida Lázaro de Mello Brandão, 140, Vila Campesina (ao lado do Paço Municipal).
Além dessas campanhas de arrecadação, na manhã de terça-feira, dia 7/5, uma equipe da Defesa Civil de Osasco partiu em missão humanitária para o SOS Rio Grande do Sul. A equipe é formada por 6 agentes que levaram, em dois veículos, equipamentos de proteção individual, motosserra e outras ferramentas que serão utilizados nas ações de resgate de vítimas, apoio na logística e no transporte de alimentos e água.
Na coordenação da missão, os supervisores Farias e Veloso, o gerente de ações humanitárias, Vinícius, e os agentes Wellington, Nascimento e Araújo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Osasco, Almir do Nascimento, inicialmente a previsão é que a equipe fique no Rio Grande do Sul por 15 dias, no entanto, a permanência dos agentes vai depender da necessidade local.
Também havia a previsão de que a enfermeira Érika Nascimento Galdino, coordenadora geral do Samu Osasco, seguisse para o Rio Grande Sul, para integrar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) que ajudará nas operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes no Estado.
DOAÇÕES NA SADS DE BARUERI
Em Barueri, o Fundo Social de Solidariedade também está recebendo doações que serão destinadas ao Rio Grande do Sul. Os donativos podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), localizada na avenida 26 de Março, 1159, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Estão sendo recebidos itens como produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água e alimentos.
PONTOS DE COLETA E DRIVE-THRU EM CARAPICUÍBA
Para engrossar a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, a Prefeitura de Carapicuíba criou quatro pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza, higiene pessoal, ração para animais, roupas e cobertores. Nesses pontos, os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os pontos de arrecadação são os seguintes: Centro Administrativo da Prefeitura (Rua Joaquim das Neves, 211 – Centro); Estacionamento do Parque do Planalto (Rua Serra dos Cristais, s/nº – Vila Dirce); Ginásio de Esportes Tancredão (Avenida Inocêncio Seráfico, 2005) e um posto localizado no Calçadão central da cidade.
Neste sábado, dia 11/5, a Prefeitura de Carapicuíba programou realizar o “Drive-Thru Solidário”, no estacionamento do Centro Administrativo, das 10 às 17 horas, para arrecadação de alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza, higiene pessoal, ração para animais, roupas e cobertores.
ITAPEVI DESPACHOU ROUPAS, ALIMENTOS E RAÇÕES
Já a Prefeitura de Itapevi contabilizou e divulgou ter arrecadado mais de 25 toneladas de alimentos não perecíveis, outros 7 mil litros de água e 10 mil peças de roupas em campanha realizada por meio do Acolher (Fundo Social de Solidariedade) para auxiliar as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Além disso, a ação teria conseguido mais 350 quilos de ração para cães e gatos, durante a coleta, realizada no último fim de semana – sábado (4) e domingo (5), no Parque da Cidade, na Cidade Saúde.
Os donativos coletados foram levados pelos moradores, comerciantes e as mais diversas empresas da cidade e da região. Voluntários da Prefeitura e moradores formaram uma força-tarefa na segunda-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes, para montar cerca de mil cestas básicas com os itens alimentícios obtidos nas doações; além da separação das roupas obtidas na campanha em embalagens devidamente identificadas para doação a homens, ou mulheres ou crianças.
Segundo a Prefeitura, todo o material doado foi acondicionado em uma carreta que saiu do município na própria segunda-feira.
Poupatempo também arrecada
Além das prefeituras e diversas entidades, também os postos do Poupatempo de todo o Estado de São Paulo estão recebendo donativos para ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
A ação do governo paulista ocorre através do Fundo Social de São Paulo (Fussp) e da Defesa Civil e tem como objetivo arrecadar água mineral, itens de higiene pessoal e de limpeza (ver lista adiante).
As entregas poderão ser feitas nas 241 unidades, da Capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Interior.
Todos os itens recebidos no Poupatempo serão destinados ao Fundo Social para distribuição no Rio Grande do Sul.
A lista de produtos prioritários para doação inclui: água, água sanitária, balde, desinfetante, detergente, detergente em pó, escova para lavar, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luva de látex, pano de chão, rodo, sabão em barra, sacos de lixo, saponáceo, vassoura, aparelho de barbear, creme dental, escova de dente, fio dental, sabonete, shampoo e condicionador.