Durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 24 de maio de 1943, foi inaugurada a unidade Osasco de uma instituição de ensino inspirada nos ensinamentos de uma ordem religiosa católica italiana, o Colégio Nossa Senhora da Misericórdia. Pela passagem da data, que em 2023 marcou os 80 anos da escola, a Câmara Municipal de Osasco promoveu uma cerimônia na última sexta-feira, dia 3/5, já às vésperas da celebração dos 81 anos de sua fundação.
Mais antiga instituição particular de ensino da cidade, o Colégio Misericórdia foi criado por irmã Esther, uma potiguar apaixonada pela educação e que entrou para a vida religiosa. Irmã Esther morreu jovem, com apenas 17 anos.
“Antes de fundar o colégio, as irmãs já tinham uma comunidade escolar com crianças com deficiência. Elas escolheram esse espaço para fincar as raízes desta unidade dedicada à Nossa Senhora da Misericórdia e trabalharam muito para contruí-la. Fizeram campanhas com muitos doadores e conseguiram fundar o colégio em 1943, ainda sem acabamento”, contou a diretora do Misericórdia, irmã Floripes de Oliveira Reis.
O plenário da Câmara de Osasco aprovou por unanimidade o projeto da homenagem, que é de autoria do vereador Josias da Juco (PSD). “Eu fiquei tão encantado com aquela história, com o carinho e o respeito das irmãs com seus alunos, que eu precisava homenagear o colégio. Conheço a importância de instituições como o Misericórdia na vida e na formação das pessoas”, ressaltou Josias.
Na cerimônia de sexta-feira, o Legislativo osasquense concedeu uma Placa Comemorativa à direção da escola pela passagem da data.