Início Cultura Energia produzida por pedaladas movimenta BikeCine com sessão neste domingo em Osasco

Energia produzida por pedaladas movimenta BikeCine com sessão neste domingo em Osasco

0
Ciclistas produzem a energia necessária para a transmissão do filme - Foto: @efectocine

Um novo modelo de cinema itinerante, que funciona com energia limpa e sustentável gerada pelo próprio público, estreia em Osasco neste domingo, 19 de maio, com sessão gratuita. Esse projeto é o BikeCine, cuja energia para transmissão do filme é gerada pelo ciclista que pedala enquanto assiste a sessão.
A programação, que portanto reúne entretenimento, sustentabilidade e esporte, chega em Osasco com exibição de filmes curtas-metragens variados, além do longa-metragem “Nosso Sonho”, filme que conta a trajetória da icônica dupla musical brasileira Claudinho e Buchecha.
A sessão osasquense do BikeCine acontece neste domingo, 195/5, no estacionamento da Prefeitura, à rua Dimitri Sensaud de Lavoud, em frente ao número 100, Vila Campesina. A sessão com curtas-metragens começa às 19 horas e, logo em seguida, às 20 horas, terá início o longa-metragem “Nosso Sonho”. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis on-line para o público pelo site https://bikecine.com.br/. Haverá também distribuição presencial, uma hora antes do evento.
Em Osasco, o BikeCine é viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio da Belgo Arames, apoio da Fundação ArcelorMittal e da Prefeitura de Osasco, correalização Efecto Cine, realização BikeCine e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

COMO FUNCIONA

O BikeCine é para todas as pessoas, que podem escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou participando ativamente, pedalando nas estações de bicicletas. São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos (as) ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade.
Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
Todo o sistema consome cerca de 2.500 watts por hora, já que cada ciclista gera 200 watts, em média.

Sair da versão mobile