Novo modelo de gestão da arborização urbana divide Barueri em três distritos e equipes completas em cada um deles
Exatamente no momento em que o planeta celebrou a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Barueri divulgou que sua Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) iniciou um novo modelo de gestão de arborização urbana no município com o objetivo de tornar o serviço de poda de árvores mais eficiente e seguro.
O trabalho se dará pela divisão do município em três distritos (Norte, Leste e Sul) para melhor abrangência dos bairros, assim definidos: Norte (Engenho Novo, Jd, Califórnia, Chácaras Marco, Jd. dos Altos, Aldeia da Serra e adjacências; Leste (Alphaville, Jubran, Tamboré, Jd. Mutinga, Aldeia de Barueri, Boa Vista e adjacências); e Sul (Jd. Silveira, Votupoca, Fazenda Militar, Centro e adjacências.
De acordo com o planejamento, serão três equipes operacionais, cada uma composta por um caminhão com cesto aéreo, dois operadores de motoserra, um motorista, além de equipamentos e ferramentas, dois caminhões para coleta, um motorista e dois ajudantes gerais; uma bióloga e um engenheiro florestal.
A Prefeitura estima que a cidade possua 228.664 árvores. As equipes seguirão as orientações dos técnicos responsáveis e os materiais resultantes das podas serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Resíduos (ETR) do município.
Os primeiros trabalhos nesse novo formato ocorreram no dia 6 de maio no Jardim Paulista e no Jardim Mutinga; depois se deslocarão para os bairros pertencentes a cada distrito até que todos sejam atendidos. A administração afirma que os manejos seguem as legislações municipal, estadual e federal.
MAIS PODAS
Não será necessário realizar solicitação de podas de árvores localizadas em áreas públicas. Já para árvores localizadas em áreas particulares é indispensável que a solicitação seja realizada por meio do Solar BPM (https://solarbpm.barueri.sp.gov.br/atendimento/inicio), da Prefeitura de Barueri.
Ainda de acordo com a Prefeitura, em 2023, aproximadamente 1.000 árvores receberam o serviço de poda e acredita-se que com o novo modelo de gestão mais exemplares arbóreos recebam podas em 2024.
As podas e cortes que envolvam a rede elétrica nas vias urbanas ficam a cargo da concessionária de energia Enel, solicitadas pela Sema. Para as árvores localizadas nos acessos, proximidades e vias da rodovia Castello Branco, o manejo é de responsabilidade da concessionária CCR ViaOeste, mediante licenças ambientais.
Além de uma bióloga e um engenheiro florestal, as equipes operacionais terão diversos equipamentos e apessoal à disposição para as podas
Lourivaldo Fio/Secom