Início Cidades Osasco celebra padroeiro Santo Antônio no dia 13 de junho

Osasco celebra padroeiro Santo Antônio no dia 13 de junho

0
Foto: Divulgação/Catedral Santo Antônio

Shows, procissões e até leilão fazem parte da celebração a Santo Antônio, padroeiro de Osasco

A cidade de Osasco celebra oficialmente na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, o dia de seu padroeiro Santo Antônio.
Fiéis, munícipes e autoridades osasquenses já iniciaram as celebrações que, mesmo contando com apoio organizacional e estrutural da Prefeitura local, acaba concentrando todas as principais atividades festivas à organização promovida pela Catedral de Santo Antônio.
Nesse sentido, a Trezena de Santo Antônio já acontece desde o início do mês e todas as noites os devotos podem participar da Santa Missa. A Trezena acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, às 20 horas; e aos sábados e domingos às 19 horas.
Na noite do dia 12 de junho, quarta-feira, acontece o levantamento do Mastro de Santo Antônio, logo após a missa. Haverá uma procissão que buscará o mastro na casa de um paroquiano e depois trazido pelas mãos dos devotos da comunidade. Essa tradição é mantida na cidade há anos e reúne centenas de fieis em frente à Catedral.
Na própria quinta-feira, dia 13 de junho, estão marcadas três missas: às 7 horas, celebrada pelo vigário padre Vinícius e com a bênção do bolo e pães de Santo Antônio; às 10 horas, celebrada pelo bispo diocesano Dom João Bosco; e às 15 horas, celebrada pelo ´pároco da Catedral Monsenhor Claudemir e seguida de procissão pelas ruas da cidade.

BOLO DE SANTO ANTÔNIO

Os fieis que desejam adquirir um bolo inteiro de Santo Antônio devem acessar o site www.catedraldeosasco.com.br e fazer a encomenda antecipadamente. Para tanto, deve-se acessar a Secretaria Virtual e preencher o cadastro. O bolo inteiro custa R$ 120,00 e as encomendas estão abertas no site.
Já os pedaços de bolo serão vendidos somente no dia 13 no Espaço Catedral (Rua Dom Ercílio Turco, 60), a partir das 8 horas. Os pedaços  custam R$ 10,00 e serão vendidos por ordem de chegada.

LEILÃO GOURMET DO MONSENHOR

Mais uma vez o pároco da Catedral e vigário da Diocese de Osasco vai trocar a batina pelo avental, em prol das obras da nova Catedral. Monsenhor Claudemir vai preparar cinco frangos e cinco bolos na casa paroquial para serem oferecidos no Primeiro Leilão Presencial e On-line da Catedral.
O leilão acontecerá na nova praça de alimentação da Quermesse, neste sábado, dia 8 de junho, das 19 às 20 horas. Para os que não conseguirem comparecer, os lances para o leilão podem ser feitos de maneira virtual pela fan page do Facebook (https://www.facebook.com/catedraldesantoantonioosasco).

SHOW COM ‘OS CAIPIRAS’

A tradicional Quermesse de Santo Antônio já está acontecendo nas dependências da própria Catedral e ali permanecerá até o dia 30 de junho. Para animar ainda mais a festa, estão programados dois shows com a banda “Os Caipiras”.
O primeiro acontece neste domingo, 9 de junho, na nova Praça de Alimentação da Quermesse, a partir das 19h30. A segunda apresentação está marcada para o dia 23 de junho, às 19h30.
A banda “Os Caipiras” faz parte do projeto social Vozes da Capela que realiza trabalho social na cidade de Osasco, com famílias em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações, existe o site https://www.vozesdacapela.org.br.
A Catedral de Santo Antônio está localizada na avenida Santo Antônio, 1.090, Vila Osasco.

FERIADO

De acordo com a legislação municipal, o dia 13 de junho é considerado feriado em Osasco. Para este ano, através do Decreto nº 13.982/23, a Prefeitura também determinou que a sexta-feira, dia 14 de junho, será ponto facultativo nas repartições públicas.

Santo Casamenteiro (?)

Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, é amplamente popular em Portugal e no Brasil, cercado por simpatias, folclore e tradições populares. Ele faleceu em 13 de junho de 1231, tornando-se o dia em que é homenageado. Nas igrejas católicas, ele inspira as trezenas, que consistem em treze noites de orações realizadas por inúmeros devotos, do dia 1º ao dia 13 de junho.
Para a historiografia, Santo Antônio foi uma figura notável de seu tempo. Como frade, ele viajou por grande parte da Europa do século 13 e ajudou a consolidar o papel dos franciscanos. Mas qual é a relação desse santo com o casamento e qual é a origem da festa junina em sua homenagem? O documento que serviu para justificar a canonização do santo reuniu 53 milagres atribuídos à sua intercessão, porém nenhum deles estava relacionado a casamentos. A maioria dos milagres dizia respeito a problemas de saúde, desde paralisias até curas de surdez, incluindo a fantástica história de uma menina que teria morrido afogada e voltado à vida.
Hagiografias, que são biografias de santos ou beatos, apresentam duas histórias que justificam a fama de Santo Antônio como casamenteiro. A primeira diz que, durante sua vida, ele foi um forte opositor dos casamentos arranjados por interesse entre famílias, lutando contra a mercantilização do sacramento do matrimônio. Ele defendia que os casais deveriam se unir por amor. A segunda história, com traços de lenda, relata que Antônio teria desviado doações destinadas à igreja para ajudar uma jovem a conseguir o dinheiro necessário para o dote de seu casamento.
Quanto à festa junina, segundo historiadores, a tradição surgiu na Europa durante o século 14 e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo adaptada com elementos da cultura negra e indígena. Esses elementos incluem o boi-bumbá, o uso da mandioca na culinária típica e algumas danças. A tradição das fogueiras também foi trazida da Europa e representa a celebração do nascimento de João, filho de Isabel, prima de Maria. Os fogos de artifício simbolizam, para alguns, o despertar de João, enquanto em Portugal, o uso de bombas e rojões serve para afastar os maus espíritos.
A festa em homenagem a Santo Antônio ocorre no dia 13 de junho, seguida pela festa de São João em 24 de junho, dia de seu nascimento. Além das celebrações católicas, as festas juninas são marcadas por fogueiras, fogos de artifício, música de forró e a oferta de comidas e bebidas típicas, como bolos, doces, licores, milho cozido e assado na fogueira, canjica e quentão. São Pedro é homenageado por último, no dia 29 de junho, supostamente o dia de seu falecimento. As celebrações dos três santos são particularmente populares no interior dos estados do Nordeste brasileiro.
Outras curiosidades sobre Santo Antônio incluem sua disputa entre duas cidades de países diferentes: Lisboa, em Portugal, e Pádua, na Itália. Ele é conhecido como Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua. A tradição católica afirma que ele nasceu em 15 de agosto de 1195 como Fernando de Bulhões, mas há relatos de que ele possa ter nascido um pouco antes, em 1188. Ele pertencia a uma família abastada, mas renunciou à riqueza e mudou de nome ao ingressar na Ordem dos Cônegos Regrantes de Santo Agostinho. Após sua passagem por Portugal, ele partiu para Marrocos, onde realizou trabalho missionário, mas sua saúde não se adaptou ao clima africano. Ele retornou à Europa quando adoeceu, estabelecendo-se na Itália. Lá, ele demonstrou grande talento para a oratória, e seus sermões impressionaram tanto os intelectuais quanto as pessoas comuns.
Santo Antônio possui o recorde de canonização mais rápida na história da Igreja Católica, apenas 11 meses após sua morte. Embora existam relatos de que ele tenha realizado milagres ainda em vida, o motivo de sua canonização rápida foi a sua fama de santidade. Ele foi reconhecido como um dos grandes teólogos da história da Igreja Católica e recebeu o título de doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.

Fonte: UOL

 

A procissão pelas ruas da cidade é o ponto alto da celebração religiosa – Foto: Divulgação/Catedral Santo Antônio
Banda “Os Caipiras” faz duas apresentações durante a quermesse – Foto: Divulgação/Catedral Santo Antônio

 

Sair da versão mobile