Início Esportes Palmeiras encara Botafogo e Fluminense pode encontrar o Grêmio nas oitavas da...

Palmeiras encara Botafogo e Fluminense pode encontrar o Grêmio nas oitavas da Libertadores

0
Palmeiras (verde) e Botafogo: um dos dois ficará no caminho após a definição do confronto entre ambos - Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) promoveu na segunda-feira, 3 de junho, o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América, na qual os jogos passarão a ser eliminatórios, de ida e volta, e que reunirá os 16 mais bem colocados da etapa de classificação, sete dos quais representando o Brasil. Conforme o calendário da entidade, o “mata-mata” deverá começar em 14 de agosto e um dos destaques da rodada será o clássico Botafogo x Palmeiras, times que voltarão a se encontrar uma semana depois na Arena Palestra, já que o Verdão fez melhor campanha que o Glorioso durante a etapa de grupos. O mesmo critério valerá para a chave Nacional (Uruguai) x São Paulo: o tricolor paulista poderá decidir no Morumbi.
Os demais brasileiros que conheceram seus adversários são o Atlético Mineiro e o Flamengo/RJ. O Galo terá pela frente o San Lorenzo (Argentina) e o Mengão, curiosamente, o Bolívar (Bolívia), que enfrentou na fase de grupos e do qual ficou atrás como segundo colocado do recém encerrado grupo E. O Fluminense (RJ), campeão de 2023, aguarda pela definição do grupo C e poderá até cruzar com o já credenciado Grêmio (RS), que ainda cumpre agenda de recuperação das partidas que precisaram ser suspensas devido às catástrofes climáticas do Rio Grande do Sul.
O Imortal, por sua vez, derrotou o Huachipato, no Chile, por 1×0, na terça-feira, 4/6, e atualmente ocupa o 2º lugar do seu grupo. Soma 9 pontos, contra 10 do The Strongest, mas terá a oportunidade de passar à frente dos bolivianos neste sábado, 8 de junho, a partir das 19 horas quando “receberá” o Estudiantes (Argentina) no Estádio Major Couto Pereira, em Curitiba (PR), eleito o reduto gremista até a recuperação da Arena Olímpico em Porto Alegre (RS). Caso vença, ficará em primeiro lugar, o que poria o Peñarol (Uruguai) em seu caminho, sobrando para o Fluminense o The Strongest. Outro resultado inverteria a equação e estabeleceria um segundo clássico nacional, entre os tricolores carioca e gaúcho.
As oitavas de final da Libertadores terão ainda Colo-Colo (Chile) x Junior Barranquilla (Colômbia) e Talleres x River Plate, ambos da Argentina.

COPA SUL-AMERICANA

Em relação à Copa Sul-Americana, as enchentes no Rio Grande do Sul prejudicaram ainda mais a montagem da tabela das oitavas de final, que ficará definida somente após o término da repescagem entre os 2º colocados da fase de grupos contra os 3ºs da Libertadores. Deste rebolo já se sabe apenas que o Athletico/PR esgrimirá contra o Cerro Porteño (Paraguai) e o Bragantino contra o Barcelona (Equador), a partir de 17 de julho. O “Massa Bruta” decidirá o confronto em Bragança Paulista e se alijar os paraguaios enfrentará, depois, o Corinthians.
Fortaleza (CE), Cruzeiro (MG) e Cuiabá (MT) também estão classificados e aguardam, pois o grupo C da Sul-Americana ainda está em aberto e com o Internacional (RJ) no páreo. O colorado gaúcho viajou à Bolívia e derrotou por 2×0 o Real Tomayapo na terça-feira, 4. Com o triunfo, ficou em 3º, com 8 pontos em condições de tomar o 2º lugar que pertence ao Delfin (Equador), justamente contra o qual medirá forças neste sábado, 8, a partir das 19 horas, em Caxias do Sul.

 

Sair da versão mobile