Início Cultura Movimento luta por restauração do Museu Municipal de Osasco que completa 48...

Movimento luta por restauração do Museu Municipal de Osasco que completa 48 anos

0
O Chalé Brícola foi transformado no Museu de Osasco e inaugurado em 1976 - Foto: Marco Infante/PZ

ATENÇÃO AOS LEITORES: O “abraço” ao Museu apontado nesta matéria já aconteceu no último dia 22/6 e não ocorrerá neste domingo, dia 30, conforme divulgado. O dia 30 de junho é a data de aniversário do Museu de Osasco. Porém, todo o histórico e a mobilização da entidade continuam ativos, razão pela qual optamos em preservar a matéria. Esta correção também será publicada em nosso jornal impresso, na edição da próxima semana, dia 5 de julho.

Um grupo de moradores ligados à cultura osasquense, que passa a se reunir sob o nome de Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Cultural de Osasco (Modephac), está se mobilizando para lutar pela restauração e reabertura do prédio que sedia o Museu da cidade.
Segundo o grupo, “o Museu Municipal de Osasco está completando 48 anos, fechado e abandonado há mais de quatro anos. Sem manutenção, o prédio histórico vem se deteriorando como pode ser visto das ruas e, assim, vai desaparecendo da memória da cidade esse importante marco histórico da aviação nacional”.
O grupo se reúne há aproximadamente dois anos e meio e já pediu o tombamento do Chalé Brícola à Secretaria Estadual da Cultura e ao Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recentemente, segundo o Modephac, o Instituto, ligado ao Ministério da Cultura, teria iniciado a análise técnica da solicitação.
O Chalé Brícola, transformado no Museu de Osasco, serviu como residência dos pais de Dimitri Sensaud de Lavaud que, na recém fundada Villa Osasco, no início do Século XX, decidiu usar o espaço para construir o Aeroplano São Paulo, inspirado no sucesso de Santos Dumont, que havia realizado o primeiro voo em Paris, em 1906. Essa iniciativa acabou virando o primeiro voo da América Latina, em janeiro de 1910.
O Museu, que leva justamente o nome de Dimitri Sensaud de Lavaud, em homenagem ao seu feito, foi inaugurado em 30 de junho de 1976 e, portanto, está completando 48 anos.
Para dar visibilidade à luta de recuperação e reabertura do espaço, o grupo osasquense programou um “abraço simbólico” de aniversário ao prédio do Museu e, para tanto, está convidando a população a participar do evento, programado para ocorrer neste domingo, dia 30 de junho. A ação está prevista para ocorrer das 10 às 12 horas, no próprio local, à avenida dos Autonomistas, 4001, Jardim Alvorada (região central da cidade).
O Modephac já se mobiliza para promover atividades também em prol da reabertura da biblioteca central Monteiro Lobato, instalada na avenida Marechal Rondon.

Sair da versão mobile