Três pontes na zona Norte, interligando Rochdale, Canaã e Aliança, devem ser entregues pela Prefeitura em agosto
Dentro do cronograma das obras de urbanização na zona Norte de Osasco, promovidas pela Secretaria de Habitação da Prefeitura local nas divisas entre os jardins Rochdale, Aliança e Canaã, estão sendo construídas sete pontes que interligarão um lado ao outro da nova avenida Transversal Norte. Três delas, segundo a Prefeitura, deverão ser entregues já na primeira quinzena de agosto.
Quando todas as etapas estiverem concluídas, a Transversal Norte prevê ligar a avenida Presidente Médici, no Jardim Baronesa, à avenida Brasil, na divisa entre o Rochdale e o Jardim Piratininga. Com a nova avenida, a administração municipal objetiva amenizar o trânsito na zona Norte, sobretudo nas avenidas Getúlio Vargas (Piratininga), Presidente Médici (vai do Baronesa ao Jardim Mutinga) e Cruzeiro do Sul (Rochdale).
As três travessias a serem entregues no próximo mês ligam respectivamente Canaã/Aliança, Rochdale/Aliança e Rochdale/Baronesa. As estruturas já estão prontas e concretadas e, nos próximos dias devem receber as proteções laterais com muretas de concreto, asfaltamento e sinalização.
Outras duas pontes, chamadas de “pontes embutidas” (passam sobre os dutos da Transpetro) estão prontas; e mais duas serão construídas futuramente e partem do final da avenida Brasil, na divisa entre o Rochdale e Piratininga.
Uma delas passará por baixo da rodovia Castello Branco. A outra, por cima do rio Tietê e da linha férrea, desembocando nas proximidades da avenida Marechal Rondon, servindo assim como uma terceira alternativa na ligação entre a zona Norte, o Centro e a zona Sul do município. Esse conjunto de pontes deve aliviar o trânsito nas outras duas que hoje ligam a zona Norte ao Centro (Piratininga e Rochdale).
O prefeito Rogério Lins vistoriou as obras no início deste mês de julho, dia 2, e conversou com moradores: “Já retiramos dezenas de famílias que antes moravam em palafitas dentro do córrego (conhecido como Braço Morto do Tietê) e as colocamos em moradias dignas e seguras (no Conjunto Miguel Costa, em Quitaúna). Já canalizamos o córrego e, em breve, entregaremos essas pontes que ajudarão a melhorar o trânsito local e a vida das pessoas”, disse Lins.
Ao testemunhar a existência de lixo e outros itens às margens e dentro do córrego canalizado, o prefeito aproveitou a visita para reforçar a conscientização dos moradores: “Já urbanizamos e canalizamos o córrego e nos entristece ver que está desse jeito, com colchões, sofás e resíduos. É preciso que a população colabore e não jogue sujeira nas ruas e nos córregos, porque contribui para os alagamentos no período chuvoso”, encerrou.
Apesar de prever a entrega das três pontes para o próximo mês de agosto, a Prefeitura não divulgou uma data exata para o seu término. Sobre as duas pontes faltantes, que “serão construídas futuramente”, a administração municipal não revelou seu cronograma, com início de tais obras, tampouco seu prazo de entrega.