Início Esportes São Paulo recebe o líder Flamengo em clássico pela21ª rodada do Brasileirão

São Paulo recebe o líder Flamengo em clássico pela21ª rodada do Brasileirão

0
Foto: Gilvan Nunes/CR Flamengo

Paulistas caem na abertura do returno e buscam recuperação no Brasileirão encarando dois clássicos

Por Marcelino Lima

Em jornadas nas quais os quatro clubes paulistas buscarão se recuperar dos reveses sofridos no final de semana passado, quando teve início o segundo turno da temporada nacional, São Paulo e Flamengo deverão se enfrentar a partir das 21h30 deste sábado, 3 de agosto, no Morumbi. O clássico consta na agenda da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e, em seus domínios, a meta do tricolor (atual 6º colocado, com 32 pontos ganhos) será bater o líder geral: o rubro negro está empatado com o também carioca Botafogo (40), contudo ocupa a ponta da tabela devido à vantagem no saldo de gols (15×12), além de somar um jogo a menos que o Fogão. O Clube da Fé, sem partidas pendentes, vem de derrota para o Fortaleza por 1×0, amargada no sábado, 27 de julho, como visitante (ver quadros).
Nove meses de invencibilidade do Palmeiras, equivalentes a 20 jogos atuando na Arena Palestra, caíram por terra também no dia 27. O técnico Abel Ferreira escalou o time com vários reservas diante do Vitória (BA) e acabou tendo de registrar em sua prancheta a segunda derrota consecutiva no Brasileirão 2024, desta feita por 2×0, depois de perder pela contagem mínima para o Fluminense o duelo anterior, no Maracanã (RJ). Com o novo tropeço, o alviverde manteve os mesmos 36 pontos com os quais subira ao gramado, em 3º lugar, empatado com o Fortaleza, mas com um triunfo a mais que o Leão do Pici (11×10). A próxima partida do onze esmeraldino está prevista para começar às 17 horas do domingo, 4/8, em outro clássico nacional diante do Internacional, em Porto Alegre (RS).
A quente manhã de domingo, 28 de julho, não foi aproveitada como a torcida do Bragantino pretendia: ao receber o Fluminense (RJ) em seu estádio, apesar do apoio do torcedor, o “Massa Bruta” terminou abatido pelo tricolor das Laranjeiras (1×0). O resultado deixou a equipe do treinador Pedro Caixinha em 10º, com 25 pontos; o Fluzão, agora sob o comando de Mano Menezes, engatou a terceira vitória consecutiva pelo mesmo escore, contudo segue na zona de degola, em 19º, com 17 pontos. Enfrentar o Vasco, fora de casa, justamente o oponente que o sucede na tábua classificatória (11º, 23), será o próximo compromisso bragantino.
A Arena do Galo, em Belo Horizonte, recebeu o seu maior público desde a inauguração em abril de 2023 para assistir Atlético Mineiro x Corinthians. A plateia, que somou 44.048 pessoas, viu os anfitriões vencerem por 2×1 o prélio que teve duas cobranças de pênaltis aproveitadas por Hulk e o tento de honra corintiano anotado por Yuri Alberto. O alvinegro mineiro foi para o 9º lugar, com 28 pontos, e impôs ao Timão após quatro contendas a primeira derrota do clube desde a contratação do técnico Ramón Diaz. Em 15º, com 19 pontos, a esquadra mosqueteira ainda navega em águas turvas: está à beira do precipício da Série B, condição que espera ganhar distância já a partir do compromisso ante o Juventude (RS) marcado para as 16 horas do domingo, 4 de agosto, em Itaquera.

O Corinthians (uniforme branco) sofreu dois gols de pênalti e amargou em Belo Horizonte, diante do Atlético MG, sua primeira derrota sob a orientação de Ramón Diaz – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Sair da versão mobile