Início Política Regional Sete cidades da região apresentam 28 intenções de candidaturas a prefeito para...

Sete cidades da região apresentam 28 intenções de candidaturas a prefeito para a eleição de outubro

0
As convenções partidárias definiram os nomes que foram apresentados em atas ao TSE - Foto: Marco Infante/PZ

Número de candidatos a prefeito em 2024 nas cidades da região é 41% inferior à eleição de 2020

Com o encerramento das convenções partidárias no último dia 5 de agosto, os partidos, coligações e federações tiveram até a quinta-feira desta semana, dia 15/8, o prazo final para registro de suas candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores que irão disputar o pleito de 6 de outubro próximo. Baseado nas atas dessas convenções, o jornal Página Zero efetuou um levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e concluiu que pelo menos 28 nomes se apresentaram como candidatos a prefeitos nas sete cidades da região por onde o jornal circula: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
O número, para muitos, ainda pode parecer exagerado, mas considerando-se o que se registrou na última eleição municipal, de 2020, é ainda menor. Naquela oportunidade, as mesmas sete cidades registraram 48 intenções de candidaturas, o que significa que, para este ano, nota-se a expressiva redução de 41,66% em tais pretensões. De todas as 48 candidaturas de 2020, sete delas foram posteriormente tratadas pelo TSE como “inaptas” mas, ainda assim, 41 nomes foram para as urnas, cenário bem superior ao deste ano.
Essa mesma situação pode ainda ocorrer também neste ano, já que o TSE está apenas recebendo os pedidos de registros, sem ainda julgá-los, o que pode – em alguns casos – terminar com a mesma “inaptidão” por quaisquer circunstâncias.
Os 28 nomes apresentados nesta edição (ver quadro) também se referem ao cruzamento de informações obtidas pelo Página Zero em duas fontes: numa delas, a que cita os 28 candidatos, as informações são obtidas das atas de convenções de cada um dos partidos. Na outra ponta, o site do TSE mostrava na quinta-feira à tarde, dia 15/8, quando ocorreu o fechamento desta edição, que 27 dessas candidaturas estão oficialmente registradas. Ou seja: uma delas, apresentada em ata, ainda não aparecia oficialmente no site do TSE. É o caso do candidato Magno Mori, do PSB de Santana de Parnaíba, cujo nome ainda poderia aparecer (ou não) no registro do Tribunal, mas o jornal optou em apontá-lo mesmo assim. Certamente, com a confirmação dessa última inscrição nos próximos dias, o Página Zero retomará o assunto, atualizando tais informações aos seus leitores.

MAIS E MENOS

Considerando-se, portanto, o número final de 28 candidaturas, pequenas e rápidas análises podem ser obtidas a partir desse cenário.
Por exemplo, no município de Carapicuíba, onde os governantes historicamente reclamam de ser uma dos mais pobres do Estado na relação de seu orçamento com o número de habitantes, há o registro do maior número de candidatos, 5 ao todo. Ou seja: por pior que se apresente a situação financeira e os desafios a serem enfrentados, ainda é a cidade que mais atrai candidatos ao seu posto máximo administrativo. Na região, Santana de Parnaíba também tem 5 candidatos a prefeito.
Por outro lado, uma das cidades que nos últimos anos mais despontou com sua peça orçamentária, além de vultosos investimentos em obras de infraestrutura, Itapevi, tem apenas dois candidatos (ver quadro), mostrando que, neste caso, a eleição será realmente polarizada.
Na divisão de candidaturas por partido, o que mais apresentou nomes para este ano foi o PT, com 4 candidaturas em toda a região. Depois dele, o Republicanos e o PSD apresentaram 3 candidaturas cada. Na sequência, com duas candidaturas a prefeitos em toda a região estão o Mobiliza, PSol, PSB, Podemos, União, MDB e PL. Por fim, o Novo, PCO, Agir e PMB apresentaram 1 candidatura cada nos municípios da região.
No Brasil inteiro, na eleição de 2020, o TSE havia registrado 19.369 candidaturas a prefeito, sendo 2.689 somente no Estado de São Paulo. Para este ano, ainda que o número venha ser a atualizado, até a tarde de quinta-feira, 15/8, constavam 15.120 candidatos a prefeito em todo o país, sendo 2.012 no Estado de São Paulo.

VEREADORES

Além de prefeitos e vice-prefeitos, a população brasileira também irá eleger em outubro os novos vereadores que irão compor as câmaras municipais.
Até a tarde de quinta-feira, dia 15/8, o TSE registrava nas sete cidades da região Oeste a intenção de 1.940 candidaturas, que irão disputar as 115 cadeiras disponíveis.
Como os números ainda deverão ser atualizados pelo TSE e tal universo merece uma análise à parte, o jornal Página Zero retomará as considerações sobre o número de candidaturas a vereador em suas próximas edições.

Obs.: Os nomes dos candidatos, divididos em cada uma das cidades, estão apresentados em ordem alfabética, de acordo com o registro no TSE. Obs.: O nome listado com o sinal (*) – de Magno Mori – aparecia na ata da convenção de seu partido, mas ainda não aparecia no registro oficial do TSE até a quinta-feira, 15/8.

Sair da versão mobile