Início Esportes Palmeiras dá adeus à Libertadores; Corinthians avança na Sul-Americana

Palmeiras dá adeus à Libertadores; Corinthians avança na Sul-Americana

0
O arqueiro alvinegro Hugo Souza salta para defender um dos três pênaltis após a partida contra o Bragantino - Foto: Danilo Fernandes/Ag. Corinthians/Divulgação

O Palmeiras arquivou para uma próxima temporada a tentativa de concretizar o projeto de se tornar tetracampeão da Copa Libertadores da América de Futebol ao empatar em seu estádio por 2×2 com o Botafogo (RJ) na quarta-feira, 21 de agosto. Beneficiado pelo resultado por ter vencido o alviverde por 2×1 uma semana antes, na cidade do Rio de Janeiro, o alvinegro carioca chegou a marcar 2×0 em plena Arena Palestra, mas permitiu a reação esmeraldina e só não viu a decisão da vaga às quartas de final chegar à cobrança de penalidades porque a arbitragem não validou, por toque de mão do zagueiro, o gol que Gustavo Gómez fez e decretaria a virada dos paulistas. Ainda em busca do seu primeiro caneco continental, o Fogão irá enfrentar outro clube paulista na sequência da competição, o São Paulo. O tricolor do Morumbi entrou em campo na noite de quinta-feira, 22, e venceu o Nacional (Uruguai) por 2×0. Em Montevidéu, o duelo terminou em 0x0, dando ao time paulista a vaga para a nova fase.
O Fluminense, atual campeão, também se classificou às quartas de final deste ano ao bater o Grêmio (RS) por 2×1, com a bola em jogo, e 4×2, em tiros da marca da cal. O resultado registrado na terça-feira, 20, repetiu no Maracanã o que o Imortal gaúcho obtivera a seu favor em Curitiba (PR), no jogo de ida. O tricolor das Laranjeiras encarará o Atlético Mineiro nas quartas de final, a partir da segunda semana de setembro. Para avançar, o Galo eliminou o San Lorenzo (1×1 em Buenos Aires e 1×0 em Belo Horizonte).
Também já está definido que em sua próxima etapa a Libertadores terá o confronto Colo-Colo (Chile) x River Plate (Argentina) e Peñarol (Uruguai) x Flamengo (RJ). Chilenos, argentinos e uruguaios deixaram pelo caminho Júnior Barranquilla (Colômbia), Talleres (Argentina) e The Strongest (Bolívia). Por ter vencido por 2×0 o embate de ida, o rubro-negro carioca precisava ao menos empatar em La Paz na noite de quinta-feira, 22, para alijar o “Blanqui y Celeste”, mas acabou perdendo na altitude por 1×0. Essa diferença no saldo de gols deu ao escrete carioca a vaga para a fase quartas de final.

NOITE HISTÓRICA

Em jornada histórica e que marcará a carreira do goleiro Hugo Souza, o Corinthians recebeu o Bragantino na terça-feira, 20, quando em campo perdeu de virada, por 2×1, mas ainda assim se credenciou às quartas de final da Copa Sul-Americana. Em Ribeirão Preto o Timão ganhara do “Massa Bruta” também por 2×1, escore que obrigou as batidas de penalidades, encerradas após emoções em alta voltagem com saldo favorável ao Timão: 5×4. O goleiro mosqueteiro defendeu três finalizações seguidas dos bragantinos e se tornou o mais novo xodó dos torcedores.
O adversário do Corinthians nas quartas de final será o Fortaleza (CE); ambos também vão se encontrar às 16 horas deste domingo, 25, em Fortaleza, pelo Brasileirão 2024 (ver matéria nesta página). Vice-campeão em 2023, após eliminar nas semifinais justamente o onze do Parque São Jorge, o tricolor Leão da Pici agora derrotou por 3×1 o Rosario Central (Argentina) em casa na quarta-feira, 21 de agosto, equipe contra a qual empatara em 1×1 em Rosario.
Na noite de quinta-feira, 22, foram definidos os confrontos Cruzeiro (MG) x Boca Juniors (Argentina), Belgrano x Athletico (PR) e o clássico paraguaio Sportivo Ameliano x Libertad.

A Raposa mineira precisava reverter a desvantagem de 1×0 a favor dos xeneizes e conseguiu: no tempo regulamentar, bateu o Boca por 2×1 e, nos pênaltis, ainda levou a melhor por 5×4 ficando com a vaga. O Furacão paranaense, que já havia vencido o Belgrano por 2×1, melhorou na dose, venceu novamente por 2×0 e comemorou a classificação.
O Racing (Argentina) despachou o Huachipato (Chile) e se classificou para as quartas de final ao lado de Lanús (Argentina) e Independiente Medellín (Colômbia), algozes da LDU (Equador) e do Palestino (Chile).

Além de Fortaleza x Corinthians, os jogos das quartas de final da Sul-Americana terão os seguintes confrontos: Racing x Athletico, Cruzeiro x Libertad e Lanús x Independiente Medellín.

Sair da versão mobile