Fortaleza vacila, Botafogo mantém ponta e recebe Corinthians na retomada do Brasileirão
Por Marcelino Lima
Em partida disputada no estádio Gigante da Beira-Rio (RS) que fora adiada da 19ª rodada, o Fortaleza (CE) foi derrotado pelo Internacional (RS) e perdeu na quarta-feira, 11 de setembro, a chance de voltar à ponta do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A. O Leão da Pici caiu por 2×1 e permaneceu em 2º lugar, com 48 pontos, contra 50 do Botafogo (RJ), o atual líder. O Colorado gaúcho subiu de 10º para 8º, com 35, e ainda com um jogo em aberto.
O líder defenderá o posto neste sábado, 14, com a retomada do Brasileirão 2024 após a paralisação para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 (ver matéria nesta página). Em duelo válido pela 26ª rodada, o Glorioso atuará em um dos três clássicos previstos na tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): receberá Corinthians, a partir das 21 horas. O Timão vem se reforçando com jogadores do quilate do atacante holandês Memphis Depay, anunciado nesta semana junto com o polivalente peruano André Carrillo, mas ainda patina na zona de rebaixamento em 17º, com 25 (ver quadros).
Cruzeiro x São Paulo e Flamengo x Vasco, ambos no domingo, 15, e a partir das 18h30, são os outros dois clássicos da rodada. A Raposa aparece em 5º, o Mais Querido em 6º, ambos com 41 pontos e ostentando números idênticos em quase todos os demais critérios, exceto em saldo de gols: 8×7 para os mineiros. O rubro-negro carioca, por sua vez, em 4º (44), ainda saboreia a goleada por 6×1, a maior da temporada, que impôs aos arquirrivais cruzmaltinos (atualmente 9º, 34) no encontro do primeiro turno, em 2 de junho.
O Palmeiras já não disputa outros torneios e está centrando fogo, portanto, apenas no certame nacional em busca do tricampeonato consecutivo. É o 3º mais eficiente, com 47. Seu próximo adversário será o Criciúma (SC) em contenda que marcará o reencontro com os alviverdes na Arena Palestra, a partir das 16 horas do domingo, 15 de setembro. Simultaneamente, em Bragança Paulista, o Bragantino receberá o Grêmio (RS). O apito inicial está marcado para soar também às 16 horas, com o “Massa Bruta” em 11º, com 30, a 3 pontos de dianteira o Imortal gaúcho, que já somou 27 e figura na 15ª casa.