Em fase de obras por uma ampla e completa reforma, a Catedral de Santo Antônio, em Osasco, promoveu no domingo, dia 29 de setembro, sua última missa nas dependências originais. Encerrados os trabalhos, o pároco Monsenhor Claudemir e o Vigário Padre Vinicius convidaram os presentes a participar da mudança física do local, no que foram prontamente atendidos por homens, mulheres e até as crianças que carregaram os bancos onde se sentavam para as novas instalações, na igreja provisória.
Deu-se assim, a chamada “procissão dos bancos” que seguiu os andores de Santo Antônio e São Paulo da Cruz, capitaneados pelas relíquias do Santo Padroeiro da cidade.
Criada oficialmente como Matriz de Osasco em 1931, a igreja de Santo Antônio foi elevada a Catedral em 1989, quando também se tornou Diocese de toda a região. Diversas obras já foram feitas no local, mas seus integrantes sempre apontaram a necessidade de uma reforma completa com o desejo de abrigar seus mais de 4 mil fieis confortavelmente.
O primeiro passo foi dado e, já desde a segunda-feira, dia 30 de setembro, as missas passaram a ser conduzidas na igreja provisória.
A Diocese não divulgou cronograma das obras, tampouco a previsão de sua conclusão.
A Catedral está instalada na avenida Santo Antônio, 1090, Vila Osasco, região central da cidade.