Início Esportes Palmeiras faz ‘jogo isolado’ no Sul para fechar 30ª rodada do Brasileirão

Palmeiras faz ‘jogo isolado’ no Sul para fechar 30ª rodada do Brasileirão

0
O Timão (uniforme escuro) cedeu o empate no finalzinho e continua amargando a zona do rebaixamento - Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians/Divulgação

Por Marcelino Lima

O Campeonato Brasileiro da Série A, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está novamente em recesso para a promoção de mais uma bateria de duelos pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 (ver Notas nesta página) e, quando a bola voltar a rolar, os pontos serão válidos pela 30ª rodada.
O Palmeiras, atual campeão e em campanha que pretende coroar com o tri consecutivo, será o único entre os clubes paulistas que disputam o Brasileirão 2024 que atuará somente no próximo domingo, 20 de outubro, a partir das 20 horas, quando, em Caxias do Sul (RS), enfrentará o Juventude. Nessa partida, o alviverde buscará manter-se “colado” o mais possível ao líder Botafogo (RJ), que, na ponta da tábua de classificação soma 60 pontos contra 57 dos esmeraldinos, atualmente em 2º após empatar por 0x0 diante do Bragantino. O Fogão derrotou fora de casa o Athletico, em Curitiba, e voltará a atuar como mandante diante do Criciúma (SC), a partir das 20 horas da sexta-feira, 18. O “Massa Bruta”, por sua vez, terá um compromisso fundamental para sua permanência na Série A em 2025: com 34 pontos, em 13º, irá a Salvador (BA) medir forças com o Vitória, que abre a zona de degola e figura em 17º, com 29 (ver quadros).
O rubro-negro baiano aparece empatado com o Corinthians. O Timão ostenta os mesmos 29 que o oponente, mas cai para 18º por estar com duas vitórias a menos que o Leão soteropolitano (8×6). A situação alvinegra estaria melhor se o time não “cochilasse” aos 48’ da etapa final, marca na qual cedeu o empate por 2×2 ao Internacional (RS), na Arena Itaquera, no sábado, 5/10. O resultado aumentou a fervura no Parque São Jorge. Para ao menos sair das cordas, os mosqueteiros precisarão suplantar o Athletico em contenda que a CBF programou para a quinta-feira, 17/10, a partir das 20 horas, de novo em casa. O Furacão também amarga má fase e já ouve a cantiga do fantasma da degola, com 31, em 15º. Simultaneamente, no Maracanã (RJ), Flamengo e Fluminense estarão frente a frente na mesma data e a partir do mesmo horário, com objetivos distintos: o Mengão ainda sonha com o título, amparado por 51 pontos ganhos, em 4º, e um jogo em aberto. Já o tricolor das Laranjeiras patina em 16º, com 30, e também com uma partida a menos.
O trabalho de Luiz Zubeldía, argentino que em abril assumiu o São Paulo, foi posto em dúvida após o revés por 2×0 que o Mais Querido sofreu diante do Cuiabá (MT) no desenrolar da 29ª rodada. Embora apareça em 5º, com 47 pontos, a frustrante viagem ao Planalto Central praticamente alijou o tricolor do Morumbi da briga pelo caneco. A permanência de Zubeldía estaria condicionada a levar o clube à fase de grupos da Libertadores da América em 2025, tarefa que precisará cumprir já a partir do confronto ante o Vasco que abrirá a 30ª rodada na quarta-feira, 16, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). Para os cruzmaltinos, vencer o clássico será um alento: o Gigante da Colina tem 37 pontos em 28 jornadas e perdeu uma posição para o Atlético Mineiro, caindo de 9º para 10º, na quarta-feira, 9. O Galo trocou de posto após derrotar o Grêmio, em Belo Horizonte, por 2×1, pela 6ª rodada, em aberto desde as enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul. O tricolor gaúcho se manteve em 11º, com 35.

PRÓXIMA ESTAÇÃO: SÉRIE B

A Associação Ferroviária de Esportes, um dos clubes mais tradicionais do Interior paulista, disputará o Campeonato Brasileiro da Série B em 2025. A Ferrinha, também conhecida por Locomotiva, ficou entre as quatro melhores campanhas da temporada durante as fases de classificação da Série C e subiu de patamar, depois do vice-campeonato da Série D em 2023, quando perdeu a final para o Ferroviário (CE).
O clube de Araraquara subiu ao lado dos também populares Clube do Remo (PA), Volta Redonda (RJ) e Athletic (MG).
A finalíssima será entre o Volta Redonda e o Athletic. O Voltaço será mandante do jogo de ida, marcado para este sábado, 12, em seu estádio, o Raulino de Oliveira. A partida da volta, agora no terreno do Esquadrão de Aço, ocorrerá em 19/10, na Arena Joaquim Portugal, em São João Del Rei/MG. Ambos os duelos deverão começar às 17h30 de acordo com a tabela divulgada pela CBF.

Sair da versão mobile