A Associação Paulista de Municípios (APM) está programando para os próximos dias 18 e 19 de novembro um primeiro compromisso público envolvendo os prefeitos eleitos no último mês de outubro. A iniciativa, chamada de 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo, será realizada em Campinas, Interior do Estado, e deve reunir autoridades, especialistas, ministros e secretários de Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer tecnicamente os novos prefeitos e prefeitas eleitos em 6 de 27 de outubro.
Como explica o presidente da APM, Marcelo Barbieri, depois do processo eleitoral, começa outra fase tão importante quanto o pleito. “Os gestores eleitos pela população agora têm uma grande responsabilidade, que é atender às demandas apresentadas na campanha e implantar o Plano de Governo aprovado pelos eleitores. A APM tem mais de 75 anos de história ao lado dos municípios, por isso pensamos nesse evento para auxiliar os novos prefeitos, especialmente os que farão o primeiro mandato, nessa tarefa desafiadora”, afirma.
A programação de painéis e debates contempla o cenário que será encontrado pelos prefeitos eleitos e sua equipe, especialmente para apresentar resultados nos primeiros 100 dias de governo, uma meta acompanhada com bastante interesse pela população. “Pensamos nos diversos cenários que se apresentam para 2025, como a necessidade de modernização administrativa, gestão de tributos, nova lei de licitações e contabilidade pública, além dos temas prioritários de qualquer prefeito, como saúde e educação”, diz Barbieri, ex-prefeito de Araraquara por dois mandatos.
Temas como negociação de dívida ativa, saúde, modernização administrativa, contabilidade pública, Reforma Tributária, educação, mudanças climáticas, cidades resilientes, mulheres municipalistas (em parceria com o Ministério Público de São Paulo), desburocratização, nova Lei de Licitações e Tribunal de Contas do Estado, serão apresentados no encontro.
Segundo a APM, personalidades que já teriam confirmado presente no evento são o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal; e o ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha.
A cidade de Campinas foi escolhida por sua localização, que facilita o deslocamento de autoridades oriundas da Capital, Litoral e Interior, sediando o Encontro no Instituto Agronômico (IAC), localizado na avenida Barão de Itapura, 1.481, Botafogo.
A ação terá apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e as inscrições para os interessados em participar são gratuitas, porém limitadas e prioritárias para os prefeitos eleitos nos pleitos de 6 e 27 de outubro. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site https://apaulista.org.br/prefeitoseleitos.