Início Cidades Saúde de Barueri alerta população sobre necessidade da 2ª dose da vacina...

Saúde de Barueri alerta população sobre necessidade da 2ª dose da vacina contra a dengue

0
A vacina tem sido aplicada em jovens entre 10 e 14 anos - Foto: Beatriz Lucato

Após atender 4 mil jovens com primeira dose, retorno para complemento da vacina contra a dengue tem sido baixo em Barueri

A Secretaria de Saúde de Barueri está alertando a população da cidade sobre a necessidade e a importância da aplicação de duas doses da vacina contra a dengue, informando ainda que o imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
De acordo com o secretário da pasta, Milton Monti, o município já teria vacinado cerca de 4 mil jovens com a primeira dose, mas a adesão para a segunda dose estaria muito baixa.  
“Nós tivemos apenas 700 jovens que voltaram para completar a proteção vacinal com as duas doses determinadas. Está havendo uma discrepância muito grande entre o número de pessoas que tomaram a primeira dose e o que não voltou para a segunda. Pode existir, então, uma ideia equivocada de que quem tomou a primeira já resolveu o problema. Entretanto, no caso da dengue, é preciso sim tomar a dose de reforço depois de 30 dias para completar o ciclo imunológico”, enfatiza Monti. 
Para o secretário, essa baixa adesão teria ocorrido ainda por conta da disseminação de informações falsas sobre as vacinas de modo geral, principalmente durante o período da pandemia do novo coronavírus.

CUIDADOS E SINTOMAS

Com a proximidade do verão, surge também a preocupação com o aumento de casos da dengue, entre outras arboviroses, pois as altas temperaturas e as chuvas mais intensas formam as condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que carrega o vírus da doença.  
Por isso, além da vacinação, é preciso também eliminar os possíveis criadouros de mosquitos nas casas, tirando água dos vasos de plantas; colocando garrafas de cabeça para baixo; tampando tonéis, depósitos de água, caixas de água, entre outros recipientes que acumulam água; mantendo os quintais bem varridos e secos; e escovando bem vasilhas de água e pratinhos de plantas e de alimentos para pets.
Entre os sintomas mais comuns e frequentes da dengue estão febre alta com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço extremo, dores nas articulações, náuseas e vômitos.

Sair da versão mobile