Redução de 60 para 50 km/h em principais vias de Osasco já começou e será cumprida em duas etapas
Durante a semana passada, os motoristas que transitam por algumas das principais vias de Osasco foram surpreendidos com placas informando a redução de velocidade nesses locais. De forma geral, em vias como a avenida dos Autonomistas, por exemplo, onde a velocidade máxima permitida era de 60 quilômetros por hora (km/h), as placas passaram a indicar velocidade máxima de 50 km/h.
O atual secretário de Transporte e Mobilidade Urbana da Prefeitura local, Sérgio Di Nizo, publicou em suas redes sociais particulares um aviso sobre tal iniciativa dizendo: “informamos que foi implantada a redução de velocidade em algumas vias do município com o objetivo de garantir a segurança viária. Essa medida não tem o objetivo de punir os condutores e sim de reduzir os índices de acidentes, principalmente os mais graves, preservando a vida da nossa população e de quem está de passagem pela cidade”.
Como a medida foi adotada sem que a população fosse comunicada com antecedência ou mesmo sem a divulgação de alguma análise técnica apontando sua necessidade, a iniciativa naturalmente provou reclamação entre diversos motoristas.
POR ETAPAS
Até aquele momento (a publicação ocorreu no dia 8 de fevereiro), nem a Prefeitura e nem mesmo o secretário haviam divulgado em quais vias a redução da velocidade estava sendo adotada e, por isso, a reportagem do jornal Página Zero dirigiu-se à administração municipal para obter maiores esclarecimentos.
Por e-mail, e em resposta à reportagem, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Osasco confirmou que, realmente, “a velocidade máxima permitida em algumas vias de Osasco será reduzida para 50 km/h” e que tal “mudança faz parte do Plano Nacional de Acidentes de Trânsito, que visa reduzir os acidentes em até 50%”.
Ao mesmo tempo, o setor informou que a iniciativa estará sendo adotada em duas etapas, sendo a primeira iniciada na segunda-feira desta semana, dia 13/2, e chegando às avenidas dos Autonomistas e Visconde de Nova Granada, além do viaduto Tancredo Neves (ligação entre o Km 18 e o Jd. Piratininga). Depois disso, numa segunda etapa, a redução deverá ser implantada nas avenidas Getúlio Vargas, Lázaro de Mello Brandão, Fuad Auada e Domingos Odália Filho; viadutos Dona Ignês Collino e Guerino Spitaletti; além da rua Prof. Luís Eulálio de Bueno Vidigal. Essas são algumas das principais avenidas do Centro de Osasco ou de acesso à região central da cidade.
Nessas vias da segunda etapa, no entanto, a Prefeitura ainda não tem datas definidas para início e término da implantação da medida.
![](https://paginazero.com.br/homologacao/wp-content/uploads/2025/02/Osasco-Reduz-Velocidade-1.jpg)