Já se organizando para a Campanha do Agasalho deste ano, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) da Prefeitura de Barueri começaram a divulgar suas primeiras ações no trabalho que pretende atender as famílias mais vulneráveis socialmente, com a doação de peças novas de roupas, cobertores e mantas.
Assim, segundo calendário divulgado já nesta semana, as entregas nos bairros começarão no dia 20 de maio. Em seguida, serão atendidas 19 organizações da sociedade civil e, na terceira fase da campanha, serão contempladas as famílias mais vulneráveis cadastradas nos seis Cras da cidade e no Creas. Por meio da Sads, o governo municipal já adquiriu 27.250 cobertores e 13.200 mantas de microfibra.
CONFECÇÃO E TUDO NOVO
Funcionando desde maio de 2022, a Confecção Núcleo de Moda Vale do Sol tem desempenhado papel fundamental na Campanha do Agasalho: ao produzir as peças novas, as ex-alunas dos Núcleos aperfeiçoam seus conhecimentos, recebem uma bolsa-auxílio e ainda ajudam a aquecer quem mais precisa. Este ano, a expectativa é que as 30 costureiras contratadas confeccionem cerca de 65 mil peças de moletom. Em 2024, com o auxílio de suas instrutoras, as ex-alunas produziram 57.690 peças.
Desde 2007, a Campanha do Agasalho de Barueri distribui somente roupas novas. Para que isso aconteça, há uma grande mobilização social, envolvendo o governo municipal, parceiros solidários, servidores comprometidos e o trabalho da Confecção. Por isso, a ação recebe o nome de “Campanha do Agasalho ‘Tudo Novo’ 2025”.
A administração municipal divulga que as doações de roupas novas serão aceitas ao longo da Campanha do Agasalho e, quem desejar ajudar pode entrar em contato através do telefone 4199-2818.
Material de divulgação da Campanha do Agasalho 2025 em Barueri pode ser conferido pelas redes sociais da Prefeitura: no Instagram (https://shorturl.at/EpTVs); Facebook (https://www.facebook.com/share/r/16ZXrHqFV5/) e YouTube (https://youtu.be/ohvFYZjSXRY).