Sequência do Palmeiras no Mundial dos EUA passa por vingança e duelo contra anfitriões
Por Marcelino Lima
O Mundial de Clubes que está sendo disputado nos Estados Unidos da América (EUA) entrou em sua 2ª rodada na quinta-feira, 19 de junho. Dos quatro brasileiros que participam da competição, estiveram em campo Palmeiras e Botafogo. O Verdão estreara empatando por 0x0 no domingo, 15, contra o Porto (Portugal) e, em busca de sua primeira vitória reencontrou o Al Ahly, adversário egípcio que enfrentou em fevereiro de 2021, nos Emirados Árabes Unidos. Aquele duelo valia o 3º lugar da edição correspondente do Mundial e, após empate sem gols no tempo normal, o clube africano ganhou por 3×2 nos pênaltis. A vingança esmeraldina acabou acontecendo com o registro da vitória por 2×0. Pelo formato hoje ampliado do torneio da Fifa, os palmeirenses ainda desafiarão em 23/6, a partir das 22 horas, o Inter Miami, de Lionel Messi e de Luizito Suárez. O confronto contra os anfitriões encerrará a fase de classificação do grupo A, que na rodada de abertura registrou 0x0 também para Inter Miami x Al Ahly e, na quinta-feira, o Inter Miami bateu o Porto por 2×1, de virada. Palmeiras e Inter Miami lideram o grupo A com 4 pontos cada.
Atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores da América, ainda na quinta-feira, 19, o Botafogo fez diante do Paris Saint Germain um dos jogos mais aguardados deste Mundial. O adversário do Fogão ganhara na estreia do Atlético de Madrid (Espanha) por 4×0 ainda saboreando as recentes conquistas da Liga da Europa e do nacional francês. O alvinegro carioca suara para sustentar os arrancados 2×1 diante do Seattle Sanders (EUA). O Glorioso, no entanto, não ligou para as estatísticas e conquistou uma vitória histórica por 1×0, com gol de Igor Jesus. Depois de esgrimir ante os badalados franceses, fará seu 3º jogo na segunda-feira, 23, contra Los Colchoneros madrilenos, pelo grupo B, a partir das 16 horas, mesmo horário reservado para Seattle Sounders x PSG. O Botafogo lidera seu grupo e precisará apenas de um empate para garantir o primeiro lugar e passagem para a etapa seguinte.
O Flamengo estreou na segunda-feira, 16, na Filadélfia, e impôs 2×0 ao Espérance (Tunísia). O próximo oponente no caminho do Mengão será o Chelsea (Inglaterra). Os londrinos também largaram vencendo o Los Angeles (EUA) por 2×0, mas é o rubro negro quem lidera o grupo D pelo menor número de advertências por cartões amarelos (1×3) já que ambos somam 3 pontos ganhos. Fla e Chelsea ficarão frente a frente a partir das 15 horas desta sexta-feira, 20. Em seguida, o time brasileiro deverá encarar o Los Angeles na terça-feira, 24/6, com previsão de bola em jogo às 22 horas.
O Fluminense começou a corrida pelo inédito título de melhor contra o Borussia Dortmund (Alemanha). A contenda inaugurou o grupo F na terça-feira, 17, e para os tricolores ficou marcada por decepções, pois o time treinado por Renato Gaúcho dominou os alemães a maior parte do tempo, sem, contudo, colocar a bola nas redes, embora também não tenha sido vazado. Na 2ª rodada, o Flu encarará o sul-coreano Ulsan Hyundai, depois medirá forças diante do Mamelodi Sundowns (África do Sul). Apelidado de The Brazilians, em referência ao uniforme amarelo com detalhes em verde e azul que se assemelham ao fardamento do escrete canarinho, o Mamelodi assumiu a liderança do grupo com 3 pontos depois de, em sua estreia, derrotar os sul-coreanos por 1×0. Tricolores e aurinegros têm 1 ponto, contudo o Borussia aparece à frente e como vice líder porque o Fluminense tem dois cartões amarelos, 1 a mais que o rival europeu.
GOLEADA HISTÓRICA
O Mundial de Clubes dos EUA começou em 14 de junho e terminará em 13 de julho, data da final em New Jersey. O torneio tem 32 clubes distribuídos em 8 grupos de quatro cada e, além dos brasileiros, o páreo conta com pesos pesados como o PSG, os ingleses Chelsea e Manchester City, o espanhol Real Madrid, os italianos Internazionale e Juventus, os alemães Borussia Dortmund e Bayern Munique e os portugueses Porto e Benfica. Boca Juniors e River Plate, Pachuca e Monterrey representam a Argentina e o México, respectivamente. Da Ásia e da África há forças como Urawa Reds (Japão), Ulsan, Al Ahly, o Al Hilal (Arábia Saudita) e Wydad (Marrocos), além do tunisiano Espérance, um dos mais bem sucedidos clubes africanos. O semiamador Auckland City (Nova Zelândia) defende a Oceania e ficou marcado pelos 10×0 que amargou no domingo, 15, ao se deparar com o Bayern, pelo grupo C.
Partidas dos brasileiros na fase de classificação
Dia Hora Jogo
15/6 19h00 Palmeiras 0x0 Porto
15/6 23h00 Botafogo 2×1 Seattle Sounders
16/6 22h00 Flamengo 2×0 Espérance
17/6 13h00 Fluminense 0x0 Borussia Dortmund
19/6 13h00 Palmeiras 2×0 Al Ahly
19/6 22h00 Botafogo 1×0 Paris Saint Germain
20/6 15h00 Flamengo x Chelsea
21/6 19h00 Fluminense x Ulsan Hyundai
23/6 22h00 Palmeiras x Inter Miami
23/6 16h00 Botafogo x Atlético de Madrid
24/6 22h00 Flamengo x Los Angeles
25/6 16h00 Fluminense x Mamelodi Sundowns
