O Teatro Municipal de Itapevi serviu de palco na quarta-feira, 25/6, para a realização da 2ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres – 2025, promovido em parceria da Prefeitura local com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). O evento marcou a retomada do debate regional sobre direitos e igualdade de gênero, dez anos após a última edição, e, segundo seus organizadores, reuniu mais de 300 mulheres de diferentes cidades, histórias e realidades.
O tema da vez — “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas” — norteou as discussões ao longo do dia. Foram cinco eixos debatidos:
– Combate à violência contra mulheres e meninas; – Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; – Educação e empoderamento econômico; – Participação social e presença das mulheres nos espaços de poder; – Dados e monitoramento das políticas públicas.
Para Débora Lapas, coordenadora da Câmara Técnica de Políticas para Mulheres do Cioeste e secretária executiva da Semud de Osasco, o encontro foi muito mais do que uma conferência — foi um espaço de fortalecimento coletivo. “Foram momentos de escuta, troca de experiências e fortalecimento da luta por direitos, equidade de gênero e enfrentamento à violência. A união entre municípios, lideranças e a sociedade civil mostrou que juntas somos mais fortes e capazes de transformar realidades. Seguimos comprometidas com a construção de um futuro onde todas as mulheres tenham voz, vez e dignidade!”, ressaltou.
As propostas construídas durante o encontro seguem agora para a etapa estadual, prevista ainda para este ano. Segundo a secretária de Mulher, Neurodiversidade e Inclusão Social de Cotia, Solange Aroeira, o debate regional foi essencial para alinhar as demandas locais e pensar políticas de alcance mais amplo. “Foi um imenso prazer debater com mulheres de grande potência política. Criamos estratégias que serão levadas ao nível estadual — próxima etapa do processo — e, em breve, ao nível nacional. São eixos com diversas propostas. Em breve, vamos apresentar, dentro da Câmara Técnica do Cioeste um resumão de tudo o que foi construído e discutido aqui nesta Conferência”, afirmou.
Além das propostas, o evento teve um “peso simbólico importante”, como lembrou Luciana Ribeiro, assistente social, coordenadora da Semud de Osasco e uma das organizadoras da Conferência. “Depois de 10 anos desde a última Conferência Regional, estamos aqui em Itapevi finalizando os trabalhos com sucesso — mais um marco histórico na trajetória da Câmara Temática das Mulheres do Consórcio. Este momento culminou em diversas propostas voltadas à saúde da mulher, autonomia, geração de renda, empregabilidade e também à educação”, destacou. “O empoderamento feminino esteve em pauta, com foco em toda a região e no debate pela melhoria e efetivação de políticas públicas que promovam, para a população feminina, a dignidade da pessoa humana, uma vida melhor e a equidade de gênero — em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Agora, partimos para a próxima etapa: a Conferência Estadual. E contamos com todas, todos e todes!”, completou.
O Cioeste reúne 14 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e tem se dedicado como espaço para o fortalecimento de políticas públicas conjuntas.
Também estiveram presentes a Delegada Rose; a vice-prefeita de Barueri, Dra. Claudia Marques (Secretária da Mulher de Barueri); a vereadora Stephane Rossi (Osasco); a ativista política e defensora da causa LGBTQIA, coordenadora da Semub Osasco, Silvia Mendes, entre outras personalidades.