Início Cultura Espetáculo de dança tratando sobre a imigração japonesa é apresentado gratuitamente na...

Espetáculo de dança tratando sobre a imigração japonesa é apresentado gratuitamente na Praça das Artes de Barueri

0
A obra une a força da dança contemporânea, do jazz dance e do lyrical jazz, para transformar e registrar memórias em movimento - Foto: Divulgação

Celebrando os 120 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, chega ao palco da Praça das Artes, em Barueri, neste domingo, 13 de julho, o espetáculo de dança “arigatô…sayonara”, inspirado na linhagem familiar da diretora artística do grupo Galpão 1, Erica Novachi. Com coreografias dela própria, além de Jhean Allex, Lenon Vitorino e Mary Santos, a obra une a força da dança contemporânea, do jazz dance e do lyrical jazz, para transformar e registrar memórias em movimento. “Uma dança que revela resistência e pertencimento e é uma celebração da força, da tradição e da transformação, revelando que as histórias de nossos antepassados ainda dançam e vivem em nós”, ressalta a autora.
Em 2025, celebram-se os 120 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, que marcou o início da imigração japonesa para o Brasil. O tratado foi assinado em 1895, e em 1908 chegou ao Brasil o navio Kasato Maru com os primeiros imigrantes japoneses. Essa imigração, que teve seu ápice entre 1908 e 1960, resultou na formação da maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de dois milhões de descendentes no Brasil, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Japão.
A apresentação do espetáculo acontece no domingo, 13/7, às 18 horas. No mesmo dia e local, mais cedo, às 10 horas, será oferecida uma oficina de dança com a professora Natália Tiso.
Toda atividade é gratuita e a Praça das Artes fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, em Barueri. O projeto foi aprovado pelo Proac, edição 2023/2024 do Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile