A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) da Prefeitura de Barueri, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde do município, deu início a mais uma edição da campanha Caminhos do Som. Voltada à identificação precoce e à prevenção de alterações auditivas, tem como foco crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.
Com o proposito de tornar o processo mais ágil e eficiente, a campanha utilizou recursos de tecnologia. Em maio, um questionário on-line foi aplicado a pais e professores, resultando em 8.196 questionários respondidos. A inovação foi o uso de um sistema com QR Code, fornecido pela Secretaria de Educação, que automatiza a análise das respostas, identifica os estudantes com risco auditivo e já os direciona para a próxima etapa da triagem. “Tivemos um avanço tecnológico importante. O sistema faz o score automaticamente com base no questionário do pai e do professor, agilizando as convocações. Antes, os profissionais tinham que ler um por um. Isso trouxe muito mais dinamicidade ao processo”, destacou Solange Lança, coordenadora do Departamento de Tecnologia Assistiva da SDPD.
O questionário traz perguntas simples e objetivas. Entre elas estão: “Você acha que seu filho tem dificuldade para escutar o som da televisão com volume normal?”, “Seu filho fala palavras de forma diferente das outras crianças da mesma idade?”, “Ele reclama de barulho dentro do ouvido?” etc.
A partir da análise das respostas, 1.652 alunos de 60 escolas da rede municipal foram indicados para a triagem auditiva. Os testes de audiometria começaram neste mês de julho e estão sendo realizados na sede da SDPD. As crianças que apresentarem alterações serão encaminhadas para atendimento com otorrinolaringologista, que poderá indicar tratamentos, realizar intervenções médicas ou prescrever o uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), quando necessário. Além disso, casos que indicarem infecções no ouvido poderão ser tratados de forma preventiva, evitando o agravamento para uma deficiência auditiva permanente.