A Prefeitura de Osasco divulgou na semana passada que está preparando um Centro de Especialidades Municipal que atenderá a população na área da saúde em um prédio instalado na rua Minas Bogasian, 247, no Centro da cidade. Na terça-feira, dia 22 de julho, o prefeito Gerson Pessoa (Podemos) esteve no local – acompanhado de diversas autoridades – para vistoriar a obra e também fornecer detalhes do novo equipamento.
De acordo com a administração municipal, a unidade é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Uninove e funcionará nos mesmos moldes das Policlínicas Norte e Sul, com atendimento de especialidades médicas, seno que os pacientes serão atendidos por médicos graduados de diversas áreas. Alunos da faculdade (cerca de 4 em cada atendimento) acompanharão as consultas, como parte da grade curricular obrigatória dos cursos de medicina. Os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pela Central de Regulação do município; ou seja: ao ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se receber encaminhamento para um especialista, o paciente já terá seu nome incluído na lista da Central de Regulação, que por sua vez faz os encaminhamentos.
CARMÔNIO CELEBRA
Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Carmônio Bastos (Podemos), enalteceu a iniciativa da parceria entre a Prefeitura e a faculdade; mas lembrou que também o Legislativo municipal tem agido para a concretização da iniciativa. Ele lembrou, por exemplo, que a unidade de saúde será viabilizada com recursos das emendas impositivas dos vereadores, que em abril deste ano destinaram mais de R$ 14,6 milhões para fortalecer o atendimento em especialidades médicas.
Carmônio também celebrou a notícia da implantação do novo Centro de Especialidades: “Nós, vereadores, nos reunimos para agir em conjunto, entendendo que a Saúde precisava desse reforço, principalmente para ampliar o atendimento em especialidades à população. Tenho certeza de que, no que depender dos vereadores, a Saúde sempre terá o apoio necessário para oferecer atendimento de qualidade”, afirmou.
O Centro de Especialidades deverá oferecer atendimentos em diversas áreas, como pediatria, ginecologia, neurologia e clínica geral, entre outras, contribuindo para desafogar a rede básica de saúde e garantir diagnósticos mais rápidos e precisos à população.
A Prefeitura, no entanto, não divulgou o prazo para que o novo espaço comece a atender a população.