Início Política Regional Centro de Especialidades anunciado no Centro da cidade terá recursos oriundos de...

Centro de Especialidades anunciado no Centro da cidade terá recursos oriundos de emendas na Câmara de Osasco

0
Carmônio (à dir.) entregou ao prefeito Gerson Pessoa, em abril deste ano, cheque simbólico com o conteúdo das emendas parlamentares - Foto: Marco Infante/PZ

A Prefeitura de Osasco divulgou na semana passada que está preparando um Centro de Especialidades Municipal que atenderá a população na área da saúde em um prédio instalado na rua Minas Bogasian, 247, no Centro da cidade. Na terça-feira, dia 22 de julho, o prefeito Gerson Pessoa (Podemos) esteve no local – acompanhado de diversas autoridades – para vistoriar a obra e também fornecer detalhes do novo equipamento.
De acordo com a administração municipal, a unidade é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura e a Faculdade de Medicina da Universidade Uninove e funcionará nos mesmos moldes das Policlínicas Norte e Sul, com atendimento de especialidades médicas, seno que os pacientes serão atendidos por médicos graduados de diversas áreas. Alunos da faculdade (cerca de 4 em cada atendimento) acompanharão as consultas, como parte da grade curricular obrigatória dos cursos de medicina. Os encaminhamentos dos pacientes serão feitos pela Central de Regulação do município; ou seja: ao ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, se receber encaminhamento para um especialista, o paciente já terá seu nome incluído na lista da Central de Regulação, que por sua vez faz os encaminhamentos.

CARMÔNIO CELEBRA

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Carmônio Bastos (Podemos), enalteceu a iniciativa da parceria entre a Prefeitura e a faculdade; mas lembrou que também o Legislativo municipal tem agido para a concretização da iniciativa. Ele lembrou, por exemplo, que a unidade de saúde será viabilizada com recursos das emendas impositivas dos vereadores, que em abril deste ano destinaram mais de R$ 14,6 milhões para fortalecer o atendimento em especialidades médicas.
Carmônio também celebrou a notícia da implantação do novo Centro de Especialidades: “Nós, vereadores, nos reunimos para agir em conjunto, entendendo que a Saúde precisava desse reforço, principalmente para ampliar o atendimento em especialidades à população. Tenho certeza de que, no que depender dos vereadores, a Saúde sempre terá o apoio necessário para oferecer atendimento de qualidade”, afirmou.
O Centro de Especialidades deverá oferecer atendimentos em diversas áreas, como pediatria, ginecologia, neurologia e clínica geral, entre outras, contribuindo para desafogar a rede básica de saúde e garantir diagnósticos mais rápidos e precisos à população.
A Prefeitura, no entanto, não divulgou o prazo para que o novo espaço comece a atender a população.

Sair da versão mobile