Início Esportes Primeiro turno caminha para o fim com Flamengo de volta à ponta...

Primeiro turno caminha para o fim com Flamengo de volta à ponta do Brasileirão

0
Foto: Gilvan de Souza/CR Flamengo

Perto do fim do primeiro turno, Flamengo retorna à liderança do Brasileirão

Por Marcelino Lima

A penúltima dezena de partidas do turno de abertura do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A começará com o Flamengo (RJ) de volta à ponta da tabela, isolado após superar o Atlético Mineiro no apagar das luzes da 17ª de 38 rodadas previstas na agenda da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ao abater o Galo, o rubro negro carioca abriu 2 pontos de distância do Cruzeiro (MG), que ocupava o posto de líder antes de sofrer sua primeira derrota como mandante neste Brasileirão 2025, diante do Ceará (CE). “Colado” ao Urubu e à Raposa depois de emplacar sua terceira vitória consecutiva desta vez diante do Grêmio (RS), o Palmeiras manteve-se em 3º e agora tentará ficar no encalço dos líderes encerrada a visita ao Vitória (BA) que começará a partir das 19h30 do domingo, 3 de agosto (ver quadros).
O São Paulo recebeu o Fluminense (RJ) e com mais uma convincente atuação também engatilhou o terceiro triunfo em sequência. A escalada tricolor começou após a troca de comando no Morumbi. Em 8º, agora o desafio para o grupo treinado pelo argentino Hernán Crespo manter a rota ascendente será parar o Internacional em Porto Alegre (RS), adversário que também vem em progressão finda a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O duelo para o “Clube da Fé” na cancha colorada deverá começar às 20h30 do domingo, 3/8.
Em sentido oposto a alviverdes e a tricolores, o Bragantino vem patinando e já está sem vencer há três jogos: em sua mais recente jornada, caiu diante do Fortaleza (CE) e ficou estacionado em 5º. Já com o Botafogo (RJ) em seus calcanhares, o “Massa Bruta” espera iniciar a recuperação em Belo Horizonte (MG), contra o Atlético Mineiro. O Mirassol, que vem de empate em seu reduto contra o Vitória e ocupa a 7ª casa, voltará a atuar diante do torcedor frente ao Vasco (RJ).
O cruzmaltino se safou de entrar na quadra de rebaixamento ao segurar como visitante o Internacional. Esse ponto obtido pelo Gigante da Colina acabou sendo ruim para o Santos, mesmo depois de o “Peixe” igualar a conta em Recife (PE), cidade na qual chegou a estar perdendo para o Sport por 2×0. Ao restabelecer a igualdade no escore, o alvinegro praiano frustrou a primeira vitória do Leão da Ilha neste certame, mas ainda se debate na zona sombria, em 17º, superado justamente pelo Vasco nos critérios de desempate aplicados pela CBF. Nova chance de escapar do pântano virá diante do Juventude (RS), outro integrante do pelotão dos piores e que está a duas cabeças do time da Vila Belmiro, em 19º.
O Corinthians, por sua vez, assim como o onze praiano, comemorou empate trazido de Niterói (RJ) onde digladiou contra o Fogão, atual campeão brasileiro. O resultado consumado com gol de Memphis Depay após seis contendas sem balançar as redes animou os mosqueteiros: com o time em 11º, o “bando de loucos” promete lotar a Arena Itaquera para empurrá-lo no prélio que protagonizará ante o Fortaleza. O jogo está agendado para as 16 horas do domingo, 3 de agosto.

O São Paulo (camisa branca) engatou sua terceira vitória consecutiva sob comando de Crespo, ante o Fluminense – Foto: Lucas Merçon/Fluminense FC

Sair da versão mobile