Início Geral PZ Governo de SP oferece até 5 mil vagas para professores do Ensino...

Governo de SP oferece até 5 mil vagas para professores do Ensino Médio técnico e abre período de matrículas para novos estudantes

0
A inscrição para novas matrículas pode ser feita presencialmente na secretaria de uma das 5 mil escolas estaduais ou nas unidades do Poupatempo - Foto: Divulgação/Seduc-SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está recebendo inscrições para o processo seletivo simplificado que irá contratar professores do Ensino Médio técnico. São até 5 mil vagas para profissionais com diplomas de cursos de bacharelado, tecnólogos e licenciados ou especialistas com experiência comprovada no mercado que queiram atuar como docentes nos cursos do itinerário de formação técnico e profissional no ano de 2026.
A contratação é por tempo determinado e a remuneração é de R$ 5.565,00 para carga de 40 horas semanais, com possibilidade de jornada proporcional. O edital completo está publicado no Diário Oficial do Estado (https://rb.gy/yeneqk). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto. A aplicação das provas objetivas e discursivas será no dia 2 de novembro. O cadastro é on-line no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp25. 
Há oportunidades nos seis eixos de cursos ofertados nas escolas da rede estadual: gestão e negócios (administração, logística e vendas), saúde (enfermagem e farmácia), tecnologia da informação (ciência de dados e desenvolvimento de sistemas e robótica), recursos naturais (agronegócio), turismo, hospitalidade e lazer (hospedagem) e controle e processos industriais (eletrônica).
Os aprovados no processo seletivo serão designados para escolas das 91 Unidades Regionais de Ensino e contarão com o apoio pedagógico da Seduc-SP, que fornecerá planejamento, formação e material estruturado para todas as aulas dos cursos.

MATRÍCULAS PARA NOVOS ESTUDANTES

A mesma Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre nesta sexta-feira, 22 de agosto, o período para matrículas de novos estudantes para o ano letivo de 2026. O cadastro é obrigatório para alunos que hoje estudam em escolas particulares e em outros estados ou querem retornar às salas de aula. Quem já está na rede paulista em 2025 tem a vaga garantida e renovada automaticamente para o próximo ano.
Pais ou responsáveis legais e estudantes maiores de 18 anos podem fazer a inscrição presencial até 14 de setembro na secretaria de uma das 5 mil escolas estaduais ou nas unidades do Poupatempo. É aconselhável apresentar um documento original com foto, histórico escolar e comprovante de residência.
Outra opção é o pré-cadastro on-line na Secretaria Escolar Digital (SED) https://sed.educacao.sp.gov.br/ em “Inscrição para rede pública” na home. É preciso preencher o formulário com nome completo e e-mail. Na sequência, o sistema dará prosseguimento à pré-inscrição na unidade mais próxima do endereço indicado.
A rede estadual paulista oferece vagas em classes para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio. Há opção de unidades em período parcial — manhã, tarde e noite — e integral com jornada de 7 horas ou 9 horas diárias. O Programa Ensino Integral (PEI) está presente em todas as regiões do Estado e está aberto a matrículas de quem está fora da rede ou quer mudar para o integral.
A Seduc-SP oferta ainda classes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para aqueles que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada. Na EJA, as aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira, organizadas em termos em escolas regulares. Os alunos precisam ter, no mínimo, 15 anos para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e 18 anos para o Médio. Outra opção são as 43 unidades dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas). O modelo tem carga horária flexível e adota metodologias e estratégias focadas no ensino individualizado com projetos, oficinas além dos diferentes instrumentos de avaliação como provas, trabalhos e outras atividades. Nos Ceejas, as matrículas podem ser feitas em qualquer momento do ano para estudantes a partir de 18 anos de idade.
No mesmo período — 22 de agosto a 14 de setembro — a Seduc-SP também recebe as solicitações para intenção de transferência escolar. Ou seja, alunos que têm preferência por outra unidade no próximo ano podem fazer o registro na página da SED no campo “Intenção” pelo perfil do responsável ou aluno maior de 18 anos.
Os resultados das matrículas e pedidos de transferência serão divulgados no fim do semestre.

Sair da versão mobile