PL VISA CRIAR SEMANA DA COMUNIDADE SURDA EM OSASCO
Na sessão da Câmara Municipal de Osasco realizada na quinta-feira da semana passada, dia 14/8, o plenário de vereadores aprovou em segundo turno a proposta que pretende beneficiar as pessoas com deficiência auditiva do município. De iniciativa da vereadora Elsa Oliveira (Podemos), o Projeto de Lei (PL) nº 72/2025 institui a Semana da Comunidade Surda no Calendário Oficial do Município de Osasco.
Aprovado por unanimidade, o Projeto busca conscientizar a população sobre os direitos, a cultura e a identidade da comunidade surda; além de incentivar a inclusão social e educacional das pessoas surdas, estimulando o aprendizado e a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como fomentar a criação de políticas públicas voltadas à acessibilidade e à eliminação de barreiras comunicacionais.
O projeto prevê a celebração anual da data na semana que incluir o dia 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo – por meio de seminários e workshops sobre a cultura surda. O texto agora segue para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.
LADENILSON PEDE REVISÃO DA ABRANGÊNCIA DAS UBSS DE CARAPICUÍBA
Na Câmara de Carapicuíba, por meio da Indicação n° 1.530/2025, o vereador Professor Ladenilson (MDB) está solicitando à Prefeitura uma revisão do mapa de abrangência nos bairros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ele afirma que, desde que o mapa foi implantado, vem recebendo reclamações da população, que alega que a UBS mais próxima de sua residência não contempla mais o seu endereço.
“Muitos pacientes atendidos há anos por uma respectiva Unidade foram informados de que o atendimento não poderia prosseguir, sendo direcionados para outra UBS, distante de seu local de moradia”, expõe Ladenilson.
Além disso, de acordo com o documento apresentado pelo vereador na sessão de terça-feira, 19/8, a oferta de medicamentos tem sido restrita aos pacientes atendidos e cadastrados em uma UBS específica.
O documento do parlamentar foi enviado pra avaliação do prefeito José Roberto (PSD).