A escritora e jornalista Mazé Torquato Chotil promove nesta sexta-feira, 3 de outubro, o lançamento de seu novo livro “Lucy Citti Ferreira: A Pintora Esquecida do Modernismo”, numa biografia que a autora trata como “uma das artistas mais talentosas e negligenciadas da história da arte brasileira”. O trabalho de Lucy se destaca pela abordagem no traço, no manuseio de sombras e composições que oscilam entre o figurativo e o abstrato.
Lucy Citti Ferreira (1911-2008), ainda bebê foi morar na Itália e na França. Na infância iniciou sua formação artística no circuito das Escolas de Belas Artes. Em 1930, integrou exposições coletivas na Europa e, ao retornar ao Brasil em 1935, estabeleceu relações com nomes como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Lasar Segall. Diferentemente de artistas modernistas da época, Lucy explorava uma perspectiva paralela, capturando momentos e personagens inseridos em atmosferas introspectivas.
Segundo Mazé Chotil, “em cada página o leitor descobrirá a fascinante história dessa paulista, pintora, desenhista, gravadora e professora que desafiou convenções e pagou o preço do apagamento histórico. No livro há detalhes pessoais dessa figura recatada e introspectiva, porém com uma personalidade forte por trás de toda discrição e excentricidade”.
O lançamento do livro, nesta sexta-feira, acontece às 19h30 na biblioteca da faculdade localizada na avenida dos Autonomistas, 1.325, Vila Yara, em Osasco.
O livro está disponível nas principais livrarias e no site da Editora Patuá. Contatos com a autorapodem ser feitos pelos endereços maze.torquato@yahoo.com.br e @mazetorquatochotil.
