Início Cidades Escolas de Pirapora do Bom Jesus recebem programa para reforçar saúde bucal...

Escolas de Pirapora do Bom Jesus recebem programa para reforçar saúde bucal dos estudantes

0
Dra. Nathália Amaral participou das orientações sobre a correta escovação - Foto: Divulgação/PMPBJ

As secretarias da Saúde e de Educação da Prefeitura Pirapora do Bom Jesus se uniram para trabalhar, em parceria, em um projeto que visa orientar os alunos das escolas municipais sobre a importância da higiene oral para a saúde como um todo. A ação, que recebeu o tema “Sorriso Saudável – Sorriso Brilhante”, faz parte do Programa Saúde na Escola.
Segundo a Coordenadora Odontológica da Secretaria de Saúde de Pirapora, Dra. Nathália Santos Amaral, o foco central das palestras e atividades práticas são desenvolvidas com os alunos e pode ser resumido em cinco passos para um bom cuidado bucal: A escovação três vezes ao dia; a diminuição do consumo de lanches e bebidas açucaradas; a visita regular ao dentista; o uso correto da escova e do fio dental; e a troca regular da escova dental, pelo menos a cada três meses. Os alunos também recebem um kit com produtos de higiene oral contendo escova e pasta dental.
A faixa etária atingida nesta etapa do projeto é dos quatro aos 10 anos, período de troca entre os dentes de leite para os permanentes, quando a boa higiene pode representar um crescimento mais saudável das crianças.
A equipe responsável pelas atividades do projeto é composta, além da Dra. Nathália, pelos dentistas Marcos Antonio Góes, Elton Camargo e Lisiane Cesar, além das auxiliares de saúde bucal Adriana Ferreira, Adrielly Soares, Larissa Nascimento Mesquita e Aline da Silva.
“Tanto alunos quanto os pais e responsáveis precisam ser lembrados que a saúde bucal se reflete na saúde do organismo como um todo, afinal a boca é a porta de entrada do sistema digestivo, e problemas como cáries, gengivas inflamadas, tártaros, a periodontite, aftas ou condições mais graves podem causar complicações em outros órgãos, como o coração, ou causar diabetes, então o melhor é trabalhar primeiramente na prevenção”, destaca a Dra. Nathália Amaral.
A Prefeitura não divulgou as próximas etapas de atuação do programa.

Sair da versão mobile