Início Cidades Programa Rios Vivos chega a Itapevi com início da limpeza do Ribeirão...

Programa Rios Vivos chega a Itapevi com início da limpeza do Ribeirão São João

0
O Programa Rios Vivos tem como objetivo revitalizar cursos d’água em mais de 150 municípios paulistas - Foto: Helder Lins/PMI

Na terça-feira, dia 14/10, a Prefeitura de Itapevi deu início a uma parceria com o governo do Estado de São Paulo e iniciou a limpeza do córrego Ribeirão São João, na região do Jardim Sorocabano. O trabalho é realizado por meio do Programa Rios Vivos, coordenado pela Agência de Águas do Estado (SP-Águas).
Segundo a administração municipal, estão sendo realizados os serviços de desassoreamento, revitalização e zeladoria das áreas da região do Jardim Portela, São Carlos, Sorocabanos e Vila dos Mineiros. A proposta segue o princípio de cooperação entre Estado e prefeituras, ampliando os resultados positivos para a população.
“A inclusão da cidade no programa representa um avanço importante para a sustentabilidade, já que o trabalho no Córrego Ribeirão São João contribuirá para a prevenção de enchentes e alagamentos”, explica o prefeito de Itapevi, Marcos Godoy, o Teco (PSD).
O Programa Rios Vivos tem como objetivo revitalizar cursos d’água em mais de 150 municípios paulistas, garantindo melhor qualidade da água, atenuação de enchentes e inundações, além de promover benefícios ambientais, sociais e de saúde pública.
Em setembro último, o prefeito Teco assinou um contrato para a canalização do Ribeirão São João, no valor de R$ 181,5 milhões, incluindo serviços de drenagem, contenção, canalização em concreto armado e modernização das galerias pluviais. A intervenção integra o programa Novo PAC – Saneamento para Todos, do governo federal, com financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura de Itapevi. O início das obras está previsto para 2026, após a conclusão das etapas técnicas e ambientais obrigatórias. Ainda dentro desse processo, o bairro Vale do Sol terá a 2ª fase de obras, com investimento de R$ 168,5 milhões, que inclui a construção de um piscinão definitivo.
A Prefeitura de Itapevi não informou quando a intervenção no Ribeirão deve ser finalizada.

Sair da versão mobile