O Dia do Servidor Público, comemorado oficialmente em todo o país na próxima terça-feira, dia 28 de outubro, irá modificar o expediente na maioria das prefeituras de toda a região Oeste, com várias delas emendando também a segunda-feira, 27; permitindo assim um “feriadão” de quatro dias ao funcionalismo, que ficará de folga entre este sábado, 24 e a terça-feira 28.
Assim será o caso das administrações municipais de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus. Em decretos já formulados no final do ano passado ou no início de 2025, o calendário dessas prefeituras já previa o ponto facultativo do dia 28 e também a emenda da segunda-feira, 27.
No caso de Itapevi, no dia 28, além de celebrar o Dia do Servidor, a cidade também comemora o dia do Santo Padroeiro, São Judas Tadeu, data em que, mais do que mero ponto facultativo, é decretado feriado municipal.
Nessas cidades, os decretos que regem o calendário de pontos facultativos e feriados são os seguintes: Osasco (Decreto nº 14.514/24), Carapicuíba (Decreto nº 5.406/25), Barueri (Decreto nº 10.112/24), Jandira (Decreto nº 4.877/25), Itapevi (Decreto nº 5.936/25) e Pirapora do Bom Jesus (Decreto nº 6.665/25).
Já em Santana de Parnaíba, em setembro último a Prefeitura local emitiu o Decreto nº 5.249/25 determinando apenas a antecipação do ponto facultativo para a segunda-feira. Ou seja: na cidade, os servidores ficarão de folga na segunda, dia 27, mas retomam o expediente normalmente na terça-feira, dia 28/10. Nas demais prefeituras, o expediente volta ao normal somente na quarta-feira, dia 29. No período de folga, funcionarão apenas os serviços considerados essenciais ou emergenciais, como Guarda Municipal, Defesa Civil, hospitais e prontos-socorros, feiras livres, dentre outros.