Prefeitura de Barueri contabiliza 30,5 km de vias recapeadas até o último mês de setembro
A Prefeitura de Barueri divulgou na semana passada um resumo sobre seu Programa de Recapeamento deste ano de 2025, apresentando dados como o total de 30,5 km de vias que receberam nova camada de asfalto nos nove primeiros meses do ano (até o final de setembro).
Segundo a administração municipal, Além de “manter a cidade segura, bonita e valorizada”, o programa tem ainda o “propósito de garantir a segurança de condutores e pedestres, buscando melhorar a qualidade do tráfego de veículos nas vias e facilitar a mobilidade urbana”.
Também de acordo com a Prefeitura, o recapeamento contempla toda a cidade, com foco nas áreas de alta densidade populacional e grande fluxo de veículos. O balanço revela que, no total, foram pavimentadas 91 vias, como as ruas General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, Acre e José Maria Balieiro, e a avenida da Aldeia (Aldeia de Barueri); ruas Olga e Márcia (Parque dos Camargos); ruas Goiânia e Londrina (Jardim do Líbano); estrada dos Pinheiros, estrada das Pitas e rua Seringueira (Parque Viana); rua Araras (Jardim Califórnia); rua Abelardo Luz e avenida Diretriz (Jardim Mutinga); ruas Duarte da Costa e João Rodrigues Nunes (Parque Imperial); ruas Mar da Galileia e Mar de Java (Parque Ribeiro de Lima), além de outras vias no Jardim São Vicente de Paula e na Vila Morellato.
O programa também chegou a outros trechos, como a via Marechal Rondon e a rua Anhanguera, em uma extensão de aproximadamente 3,5 quilômetros, entre a estação de trens Antônio João (Aldeia de Barueri) e o Cemitério e Velório Municipal, na Vila São Francisco; bem como na estrada Velha de Itapevi (Vila Militar), que faz ligação entre o Jardim Paulista e o Centro.
O projeto inclui a remoção do pavimento antigo (fresagem) e a aplicação de uma nova camada de asfalto, envolvendo também obras de recuperação de guias, sarjetas e a manutenção de tampões das redes de esgoto e águas pluviais.
EM ANDAMENTO
O serviço de pavimentação também é desenvolvido nos projetos viários previstos para entrega neste ano e em 2026, como o prolongamento da avenida Barueri-Mirim, na Vila Márcia; o trecho entre a avenida Ceci (Tamboré) e a rua Tomé de Souza (Parque Imperial); e a nova via que ligará a avenida Pirarucu, na Aldeia de Barueri, ao município de Carapicuíba.
Para complementar as obras de recapeamento, são realizados os serviços de sinalização viária, como lombadas e faixas de travessia para pedestres.