Novamente isolado no topo, Palmeiras recebe o Santos pelo Brasileirão 2025
Por Marcelino Lima
O Palmeiras empatou com o Cruzeiro (MG) em um dos jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de futebol da Série A no domingo, 26 de outubro, e com a derrota do Flamengo (RJ) para o Fortaleza (0x1) voltou a liderar sozinho a temporada, agora com 1 ponto a mais que o rubro negro carioca (2º) e 5 a mais que a Raposa (3ª). Os dois primeiros chegaram a se igualar na rodada anterior (com vantagem nos critérios de desempate para os esmeraldinos) e têm um jogo a menos que os cruzeirenses. O Brasileirão 2025 seguirá neste final de semana e no meio da próxima, ocasiões em que o alviverde tentará preservar a ponta ao visitar o Juventude (RS), penúltimo colocado na tábua de classificação, em 19º; depois receberá o Santos para o “Clássico da Saudade” (ver quadros).
Em campanha que já não mais surpreende os adversários (mas talvez ainda espante), o caçula Mirassol fez mais uma vítima: foi à toca do Sport Recife (PE), rugiu mais alto e por 2×1 cravou sua 15ª vitória, contribuindo para manter o Leão da Ilha do Retiro na “lanterna” do torneio. Com a fatura, o Leão Caipira se conservou em 4º lugar e já bafeja sobre a Raposa em posição que ameaça o Cruzeiro. Com um dos pés já fincado na fase de grupos da Copa Libertadores, o Mirassol poderá ficar mais perto de coroar esse projeto se também se impor contra a dupla carioca contra a qual esgrimirá pelas rodadas seguintes: Botafogo, atual campeão, e Fluminense, nessa ordem.
O São Paulo tem patinado no certame. Vinha de três derrotas consecutivas, por isso foi recebido pelos torcedores com descrédito em pleno Morumbi para o duelo tricolor ante o Bahia. Mas contrariou a desconfiança, bateu o Esquadrão de Aço por 2×0 e manteve acesa a esperança de voltar a disputar em 2026 a Copa Libertadores. O resultado ainda deixou o “Mais Querido” à frente do Corinthians, em 9º, com dois pontos a mais que o alvinegro. Na véspera, em Salvador, o Timão vencera o Vitória, por 1×0, alojando-se na 10ª casa do tabuleiro. Agora, o time treinado por Hernán Crespo enfrentará os cariocas Vasco, em São Januário, reduto cruzmaltino, e, depois, o Flamengo. Os onzes mosqueteiros recepcionarão o Grêmio (RS) na Arena Itaquera antes de visitar o Bragantino.
O clube de Bragança Paulista há algumas rodadas passou a circular ladeira abaixo e, de um dos favoritos para beijar o caneco, despencou para 12º. Uma das sensações do returno, o Vasco tirou proveito desta instabilidade e em pleno estádio adversário ganhou por 3×0 no domingo, 26. Em busca de se reabilitar, o Bragantino será visitante contra o Bahia, antes de atuar como anfitrião contra o Corinthians, com um novo comandante no banco: Vagner Mancini, substituto do demitido Fernando Seabra.
Para a torcida do Santos, a ausência de Neymar em campo tem colaborado para que o “Peixe” ainda precise fazer contas para se afastar da zona de rebaixamento. Em 16º, o alvinegro praiano tem atrás de si apenas os integrantes do pelotão dos quatro piores. Uma dessas equipes que está vendo brilhar cada vez mais forte a foice da degola é o Fortaleza, adversário imediato dos santistas antes do encontro com o Verdão.
O Fluminense venceu o Ceará (CE) por 1×0 na quarta-feira, 29 de outubro, em duelo equivalente à 12ª rodada do primeiro turno que estava pendente e assumiu a 6ª posição; o resultado desalojou o arquirrival Botafogo da posição. Os dois clubes voltarão a se encontrar, agora pela 32ª do returno, no domingo, 2 de novembro, a partir das 16 horas, com mando do Vovô.
MACACA SOBE CAMPEÃ
A Ponte Preta derrotou o Londrina (PR) por 2×0 em seu estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP, no sábado, 25 de outubro, e faturou o título do Campeonato Brasileiro da Série C. Uma semana antes, o jogo terminara 0x0 em Londrina. Macaca e Tubarão estão de volta à Série B, ao lado do São Bernardo (SP) e do Náutico (PE).
Tombense (MG), Retrô (PE), ABC (RN) e CSA (AL) desceram para a D. Desde sua fundação, em 1900, este é o primeiro título de nível nacional da Ponte Preta, que fez enorme festa envolvendo jogadores, dirigentes e torcedores após a conquista.
