Primeiro dia de provas do Enem 2025 acontece neste domingo em 1.804 municípios brasileiros
Estudantes de todo o país estarão envolvidos, a partir deste domingo, dia 9 de novembro, com uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame recebe pessoas já inscritas durante o ano tendo ou não concluído o Ensino Médio. O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para a edição deste ano, mais de 4,81 milhões de pessoas se inscreveram e farão as provas em 1.804 municípios brasileiros. O local de prova de cada participante já está informado no Cartão de Confirmação da Inscrição. Excepcionalmente, três municípios do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba) terão agenda diferenciada devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre 10 e 21 de novembro. Somente nesses municípios, a aplicação do Enem 2025 será nos dias 30 novembro e 7 de dezembro. Nas demais cidades brasileiras, além do primeiro dia de provas neste domingo, 9, acontece também o complemento delas na próxima semana, dia 16 de novembro.
AS PROVAS
O exame é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
O primeiro dia de provas terá a duração total de 5 horas e 30 minutos. Neste domingo, 9/11, além da prova de redação, serão cobradas as seguintes áreas do conhecimento: língua portuguesa; literatura; língua estrangeira (inglês ou espanhol); história; geografia; filosofia e sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
Já o segundo dia de provas do Enem, marcado para 16 de novembro, terá a duração total de 5 horas e avaliará as seguintes áreas: matemática, química, física e biologia.
HORÁRIOS, DOCUMENTOS…
Para este primeiro dia de provas, 9/11,os portões dos locais onde elas ocorrerão serão abertos às 12 horas (horário de Brasília), com fechamento às 13 horas. As provas começam às 13h30, com encerramento às 19 horas. Quem fizer a prova no Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul deve considerar que o início do exame será às 12h30 no horário local, já que esses estados têm uma hora a menos em relação a Brasília. No Acre, com duas horas de diferença, a aplicação começa às 11h30.
Para levar o caderno de questões para casa, o estudante deve deixar o local da prova somente quando faltar 30 minutos para o fim do exame. Isto é, às 18h30 no primeiro dia e às 18h no segundo. Antes disso, a saída é liberada a partir das 15h30, mas sem o caderno de provas.
O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2025 reúne dados como local de prova, número de inscrição e horário do exame. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda que o candidato leve o documento nos dias de aplicação para facilitar a identificação da sala.
O acesso ao cartão é feito pela Página do Participante, no site do Inep, onde o estudante pode conferir o local da prova. No documento também constam informações sobre eventuais atendimentos especializados ou uso de nome social, caso solicitados durante a inscrição.
Os itens obrigatórios para participação são, portanto: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; e documento de identificação válido, físico ou digital.
Além do cartão de confirmação, o Inep sugere levar a Declaração de Comparecimento impressa para os candidatos que precisam justificar a presença na prova.
Os candidatos também podem levar alimentos e bebidas não alcoólicas para consumo durante o exame, preferencialmente em embalagens transparentes e sem rótulos. Máscaras de proteção, objetos religiosos e instrumentos de acessibilidade, como lupas, são permitidos, desde que passem por vistoria.
Os itens proibidos são: óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; livros, bulas, manuais, impressos, anotações; protetor auricular; relógio de qualquer tipo; quaisquer dispositivos eletrônicos, como garrafa/copo digital, cigarro eletrônico, telefone celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agenda eletrônica e/ou similares, Ipod, gravador, pen drive, mp3 e/ou similar; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.