Nesta sexta-feira, 14 de novembro, o município de Santana de Parnaíba comemora seus 445 anos de fundação. Fundado em 1580, durante o período colonial brasileiro, o município ainda hoje é conhecido pelo seu casario praticamente intacto e suas ruas de paralelepípedos.
Seus fundadores são André Fernandes e a mãe desse bandeirante, Suzana Dias, que mesclaram a palavra em tupi guarani “Pan-nei-i-bo” – que, vertida ao português, seria “lugar de muitas ilhas” ou “rio ruim”, para designar a queda d’água no rio que era obstáculo à navegação – ao nome da sua santa de devoção, Santa Ana.
Suzana Dias, ao chegar, colocou no altar da capela uma imagem de Santa Ana, dando nome à capela que, mais tarde, tornou-se a atual igreja Matriz, localizada na praça 14 de Novembro, no Centro histórico da cidade.
O povoado teve o seu marco após 45 anos da fundação, já em 1625, quando começou a se desenvolver ao redor da capela, antes de ser elevado à categoria de vila, à margem esquerda do rio Tietê, com a denominação de Santana de Parnaíba. Foi elevada a município em 1906.
Com 209 edificações tombadas em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artísitico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Santana de Parnaíba reúne um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial paulista, com construções que remontam ao Século 17. São exemplos: o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, que abriga o Museu de Anhanguera; a própria Igreja Matriz Sant’Ana; a sede da Câmara Municipal; o Centro de Memória e Integração Cultural Bertha de Moraes (Cemic), dentre outros. Dentre os principais eventos promovidos na cidade, estão o Drama da Paixão, o Corpus Christi, o carnaval de rua, o Encontro de Antigomobilismo, a Folia de Reis, a Festa do Cururuquara, a Romaria do Suru e o Natal de Luz, todos eles atraindo muitos turistas todos os anos.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
A Prefeitura de Santana de Parnaíba divulgou a programação de aniversário da cidade concentrando os principais eventos para esta sexta-feira, 14/11. Logo às 6 horas acontece a tradicional Alvorada, com apresentação da Orquestra Municipal percorrendo as ruas do Centro Histórico. Às 7h30, será servido um café da manhã no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), localizado no Largo da Matriz, 49. Em seguida, às 9 horas, acontece a missa solene na Igreja Matriz Santa Ana (Largo da Matriz, s/n). À tarde, às 14 horas, o público poderá prestigiar a premiação do Concurso Literário, também no Cemic.
HOSPITAL E SHOW SERTANEJO
As duas principais atrações divulgadas pela administração municipal são a inauguração do novo Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, prometido há alguns anos. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h30, na avenida General Cezar, 613, Campo da Vila. Ao fechamento desta edição, a Prefeitura anunciou que a inauguração deve contar com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Com cerca de 14 mil m² de área construída e 200 leitos, o hospital contará com ala de emergências e urgências, pronto-socorro adulto e pediátrico, unidades de internação, centro cirúrgico e UTI. De imediato, deve assumir toda a demanda do Pronto Atendimento Médico Santa Ana Adulto, do Pronto-Socorro Infantil e da Maternidade.
Já à noite, a celebração continua na Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40,5 – portão 2), com shows a partir das 20 horas. Sobem ao palco Danillo Gomes, Lidi Lima e Kivia Pascoal, seguidos da dupla sertaneja Marcos & Belutti, conhecida por sucessos como “Domingo de Manhã”, “Eu Era” e “Romântico Anônimo”. Para encerrar o dia de festa, uma queima de fogos deve iluminar o céu em homenagem aos 445 anos de história de Santana de Parnaíba.
A entrada é gratuita e o público é convidado a colaborar com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade do município.
DADOS DE SANTANA DE PARNAÍBA
Desde a década de 1990, com a chegada de empreendimentos residenciais como o Alphaville, por exemplo, o município de Santana de Parnaíba vem se destacando pela economia crescente.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 163.787 habitantes (população estimada em 2025) e aproximadamente 107.880 eleitores (TSE). Localizada a 35 quilômetros da Capital, está inserida na Região Metropolitana da Grande São Paulo em território de 179,9 quilômetros quadrados (km²) que se alcança pelas rodovias Anhanguera e Castello Branco.
Atualmente, Santana de Parnaíba é administrada pelo prefeito Elvis Cezar (Republicanos). A Câmara Municipal conta com 17 vereadores e é presidida pelo vereador Hugo Silva (União Brasil).
