Início Cidades Novo espaço de cultivo integra programa de hortas urbanas em Osasco

Novo espaço de cultivo integra programa de hortas urbanas em Osasco

0
Foto: Fernanda Cazarini

Nova horta urbana de Osasco ocupa espaço ‘ocioso’ em secretaria municipal para gerar renda e atividades terapêuticas

Na terça-feira, dia 18/11, a Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Assistência Social e Emprego, Trabalho e Renda e o Departamento de Economia Solidária, inaugurou a 21ª horta urbana do programa Osasco Solidário. O espaço, denominado Horta Raízes, foi instalado nas dependências da Secretaria de Assistência Social (SAS) e tem como objetivo gerar renda, promover atividades terapêuticas e incentivar práticas sustentáveis entre os conviventes da SAS.
De acordo com a administração municipal, a horta conta com 12 canteiros de hortaliças e 9 canteiros elevados, destinados ao cultivo de hortaliças, ervas e temperos. Toda a produção é livre de agroquímicos e comercializada diretamente pelos agricultores familiares, com o propósito de fortalecer a economia local e o consumo consciente. O cultivo da Horta Raízes é conduzido pelo agricultor Mizael Arruda, beneficiário do programa Recomeçar, que atua na agricultura urbana e solidária da cidade.
Acompanharam a inauguração o vice-prefeito Lau Alencar; os secretários municipais José Carlos Vido (SAS) e Michel Figueredo (Setre); além da diretora do Departamento de Economia Solidária, Adilma Orfo.
Para o vice-prefeito Lau Alencar, a horta é uma forma de criar renda e oferecer atividades para todos. “Esta é a 21ª horta e mostra que iniciativas como esta dignificam espaços e fortalecem a cidade”, disse.
Já Michel Figueredo, secretário de Emprego, Trabalho e Renda, destacou a importância das unidades para o município. “É mais uma horta, e teremos muitas outras até o final da gestão. A Secretaria, mesmo pequena, vem fazendo diferença na vida da população”.
Por fim, o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido, falou sobre a nova finalidade do espaço. “Era um terreno sem uso. Agora é produtivo, gera renda e também atividades terapêuticas, especialmente para a terceira idade”, concluiu.

No espaço da SAS, a horta conta com 12 canteiros de hortaliças e 9 canteiros elevados, destinados ao cultivo de hortaliças, ervas e temperos – Foto: Fernanda Cazarini

Sair da versão mobile