Pirapora recebe evento para celebrar ‘o samba de volta ao berço’
A cidade de Pirapora do Bom Jesus recebe neste sábado, 22 de novembro, um evento voltado a celebrar uma de suas mais importantes tradições. No ano em que comemora os 300 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, o samba também ganha destaque na cidade que é considerada “o berço do samba de São Paulo”.
Escolas de samba, blocos e sambistas se unem em um festival de cores, tambores e tradição, reafirmando Pirapora como a cidade da fé vivia e como o ponto de partida do samba paulista. “O samba de volta ao berço”, portanto, propõe o reencontro, o reviver de memórias, e o manter das tradições de visitar a cidade, homenageando mestres, batuqueiros, passistas e compositores que mantêm viva a cadência ancestral do samba, revelando novos talentos e fortalecendo a identidade cultural piraporana e do samba paulista.
O evento marca também a abertura das festividades voltadas ao Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, e, segundo a Prefeitura local, deve contar com a presença de atrações como: a Bateria Nego Veio, dez velhas guardas de cada escola participante da Liga, com seus estandartes, casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, os presidentes das agremiações, Embaixada do Samba, Império dos Baluartes e Associação das Baianas. Também está prevista a realização de Rodas de Samba, com a participação do Samba de Pirapora.
Na semana passada, o prefeito de Pirapora, Grgorio Maglio (PSD), recepcionou os representantes da Liga da Escolas de Samba e salientou: “É com muito orgulho que anunciamos o início oficial das comemorações do Dia do Samba aqui em Pirapora do Bom Jesus, o verdadeiro Berço do Samba Paulista. Celebramos 300 anos de história e cultura, e essa parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo chega em um momento especial. Agradeço ao presidente Tomate, por acreditar em Pirapora. Estamos de portas abertas para receber todos que queiram viver essa celebração com a gente”.
A abertura do evento está programada para ocorrer às 9 horas na Casa do Samba, localizada à rua José Bonifácio, 225, Centro. Missa no Santuário às 11 horas com bênção às escolas; desfile pela cidade a partir das 12 horas; almoço especial com a tradicional feijoada na Casa do Samba às 13h30; rodas de samba às 15 horas e o encerramento por volta da 16 horas.
