Vacina da dengue em dose única é aprovada pela Anvisa e Instituto Butantan já tem mais de um milhão de unidades prontas
A vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. A informação foi dada na quarta-feira, 26/11, pelo governo paulista, através de sua Secretaria de Estado da Saúde, órgão responsável pelo Instituto Butantan.
Com o parecer favorável, o Estado de São Paulo sai à frente como pioneiro no imunizante, que é o primeiro contra dengue em dose única no mundo. A vacina, chamada Butantan-DV, deverá ser incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, e o início de sua utilização e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.
“A gente vem sofrendo muito com a dengue nos últimos anos e temos que celebrar a vacina brasileira. Por ser de dose única, vai nos ajudar muito na imunização, na cobertura vacinal. É a vitória da ciência, é a vitória da inovação, é a vitória do Butantan”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante o evento que oficializou a aprovação na mesma quarta-feira, 26, na sede do Instituto, na Capital.
UM MILHÃO DE DOSES
Segundo informações do governo do Estado, o Instituto Butantan já havia dado início à produção do imunizante em seu parque industrial, tendo mais de um milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao PNI; e ainda fechou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção. O acordo permitirá ampliar a capacidade de fornecimento para entregar aproximadamente 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
Em 2024, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue – quatro vezes mais do que em 2023, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão de casos prováveis. Desde o começo dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros já foram acometidos pela doença.
De acordo com o Instituto Butantan, a aprovação da vacina é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros.
Os benefícios da dose única foram descritos em um relatório publicado por pesquisadores do Reino Unido na Human Vaccines & Immunotherapeutics, em 2018. O estudo apontou que programas de imunização com menos doses estão associados a uma melhor cobertura vacinal e enfrentamento da doença.
O Instituto Butantan pretende ampliar a faixa etária de vacinação tanto para o público pediátrico quanto para aqueles acima de 60 anos e já teria recebido sinal verde da Anvisa para iniciar estudos nesse sentido.