Início Cidades Com o objetivo de ‘modernizar o processo de arrecadação’, Prefeitura de Osasco...

Com o objetivo de ‘modernizar o processo de arrecadação’, Prefeitura de Osasco implanta IPTU Digital. Prazo para adesão é curto

0
Para aderir ao novo sistema, o contribuinte deve acessar o site do Protocolo Digital de Osasco - Foto: Fernanda Cazarini

Divulgado há algumas semanas pelo prefeito Gerson Pessoa (Podemos) em suas redes sociais, o programa IPTU Digital, que prevê “benefícios” aos contribuintes, tem prazo derradeiro se encerrando nesta semana. Assim, o contribuinte que irá pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em 2026 tem somente até este domingo, 30 de novembro, para aderir ao novo sistema.
Como o próprio nome diz, o IPTU Digital tem o objetivo de transformar a relação de pagamento do imposto, substituindo o antigo formato físico, em papel. Para a Prefeitura, iniciativa “tem como objetivo modernizar o processo de arrecadação, oferecer mais praticidade aos munícipes e valorizar o contribuinte que mantém seus tributos em dia”.
Para aderir ao novo sistema, o contribuinte deve acessar o site do Protocolo Digital de Osasco (https://protocolo.osasco.sp.gov.br/#/login). Caso não possua cadastro, será necessário criar uma conta. Após entrar no sistema, deve clicar em “Abrir um novo protocolo”, informar o CPF e, na aba “Tipo de Protocolo”, selecionar “Requerimento”. Em seguida, escolher a opção “Adesão ao IPTU Digital/Alteração da Data de Vencimento do IPTU”.
Na próxima etapa, deve-se informar o Código de Cadastro do Imóvel (CDC), confirmar a adesão ao IPTU Digital e escolher a nova data de vencimento entre as opções disponíveis: dias 5, 10, 15 ou 20. Depois da confirmação, o sistema gera o recibo da solicitação.
Além da alteração da data de vencimento das parcelas, a Prefeitura fala em “descontos” para quem aderir ao sistema, mas não divulga qual o percentual oferecido pelo novo sistema. Em resposta à consulta da reportagem do jornal Página Zero, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que o “desconto para pagamento à vista está garantido”, mas também não revelou em quais percentuais.
Outra informação importante transmitida à reportagem esclarece que, ao aderir ao novo IPTU Digital, o carnê para esse contribuinte será “encaminhado exclusivamente para o e-mail cadastrado no momento da opção” e ele não receberá o carnê físico, em papel, no início do próximo ano.
Para mais informações, o contribuinte pode ligar para a Central 156, que funciona 24 horas por dia, ou comparecer pessoalmente à Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças, localizada na rua Narciso Sturlini, 201, na Vila Campesina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Sair da versão mobile