O início desta semana marcou o começo da 2ª fase da 56ª edição da Copa São Paulo de futebol júnior, a Copinha SP, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Ao término da 1ª fase, no final de semana passado, alguns dos principais clubes brasileiros haviam garantido sua classificação, dentre eles os dois representes de Osasco na competição, o Grêmio Audax e o Osasco Sporting.
Passaram para a 2ª fase os dois melhores de cada um dos 32 grupos (64 clubes), ou seja, a metade dos que 128 que iniciaram a competição.
Pelo grupo 5, disputado em Araçatuba, o Osasco Sporting passou na 2ª colocação ao somar 5 pontos com 1 vitória e 1 empate; ao lado do líder Atlético/PR, que somou 7 pontos.
Já o Grêmio Audax disputou o grupo 29, disputado em Osasco, e passou como líder, com 7 pontos (2 vitórias e 1 empate), ao lado do Atlético Mineiro, com 6.
Na disputa da 2ª fase, no entanto, os representantes da região não conseguiram repetir a performance inicial e foram derrotados: na segunda-feira, 12/1, o Osasco Sporting perdeu para o Grêmio Prudente por 2×0; e o Grêmio Audax caiu diante do Santo André, na terça-feira, 13, por 1×0.
A grande surpresa dessa fase ainda considerada inicial para o torneio, foi a queda do maior campeão da Copinha, o Corinthians, que detém 11 títulos da competição. Perdeu para o Guarani por 2×1 e deu adeus precocemente ao torneio. Outro campeão de 3 títulos da Copinha, o Atlético Mineiro, também perdeu nessa fase – 3×1 para o Ibrachina, da Capital – e todos eles deixaram a competição.
OITAVAS
Enquanto o Timão e os osasquenses se despediram, outros chamados “grandes” continuavam disputando o título, já com o início da 3ª fase e jogos realizados na quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15/1.
Alguns desses times já haviam garantido até a passagem para a 4ª fase (oitavas de final), como América (RN), Ceará (CE), Cruzeiro (MG), Grêmio (RS), Santos (SP) e XV de Jaú (SP), mas outros ainda cumpririam tabela na quinta-feira após o fechamento desta edição, sem que os seus resultados pudessem ser computados.
Dentre os que ainda pleiteavam uma vaga à 4ª fase listavam-se o atual campeão do torneio, o São Paulo; além de clubes tradicionais como o Palmeiras, Internacional (RS), Fluminense (RJ) e Botafogo (RJ).
As oitavas de final, agora com 16 clubes, terão jogos entre esta sexta-feira e sábado, dias 16 e 17. Alguns desses confrontos já são conhecidos, marcados para esta sexta-feira, 16/1: Atlético (PI) x Guanabara City (GO), Grêmio (RS) x América (RN), Ceará (CE) x XV de Jaú (SP) e Cruzeiro (MG) x Santos (SP).