Início Esportes São Paulo e Santos fazem clássico dos ‘desesperados’ pelo Paulistão 2026

São Paulo e Santos fazem clássico dos ‘desesperados’ pelo Paulistão 2026

0
Foto: Santos FC/Facebook

São Paulo e Santos fazem clássico para decidir quem foge da ‘zona de degola’ do Paulistão

Decididamente, o Campeonato Paulista de futebol em sua Série A1, o Paulistão 2026, não tem registrado o melhor início de temporada para dois dos grandes times do Estado. Por conta de um calendário reduzido neste ano, o torneio é considerado de “tiro curto” e, com cada um dos 16 clubes fazendo apenas oito jogos na primeira fase, a competição já passou de sua metade, com cada equipe já tendo cumprido cinco deles.
Nesse sentido, Santos e São Paulo cumprem campanha temerária do ponto de vista não só da eventual desclassificação para a 2ª fase, mas até com ameaça de rebaixamento, caso não aproveitem as últimas três rodadas para uma grande recuperação.
Em melhor situação está o Santos que, com 3 empates, 1 vitória e 1 derrota, tem 6 pontos ganhos e está na 11ª colocação. Já o São Paulo, com apenas 1 empate, 1 vitória e 3 derrotas, tem 4 pontos, está na 14ª posição, apenas uma à frente do Noroeste que abre a zona de rebaixamento e tem os mesmos 4 pontos.
Pelo regulamento do campeonato, os dois piores desta 1ª fase serão rebaixados para a Série A2 do Paulistão em 2027 e apenas os 8 melhores classificados passam à fase seguinte (ver quadro com classificação).
Para complicar um pouco mais a situação de ambos, a rodada deste final de semana prevê justamente o encontro dos dois times, no clássico San-São previsto para este sábado, 31/1, às 20h30, no estádio do Morumbi. Caso haja um vencedor, certamente estará “empurrando” o adversário para uma situação ainda mais desesperadora; e caso o resultado seja um empate, será ruim para ambos.
Palmeiras e Corinthians, os outros dois “grandes” da Capital, vêm em posições melhores na tabela: o Verdão, com 4 vitórias e 12 pontos, divide a liderança com o Novorizontino e na rodada anterior venceu justamente o clássico diante do São Paulo, por 3×1. Jogará neste domingo, 1º/2, fora de casa, diante do Botafogo (ver quadro com próximos jogos). O Timão, por sua vez, bateu o Velo Clube por 1×0 fora de casa na 5ª rodada, e agora vai encarar o Capivariano em jogo que acontecerá somente na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro.

OSASCO: PRIMEIRA DERROTA

Pela 5ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2, o representante da região Oeste na competição, o Osasco Sporting, voltou a empatar, cumprindo assim o seu 4º resultado igual em 5 jogos. Desta vez, o placar de 1×1 foi apontado fora de casa, no sábado, 24/1, diante do XV de Piracicaba.
Já na noite de quarta-feira, 28/1, em jogo válido pela 6ª rodada, o Osasco Sporting recebeu o Sertãozinho e sofreu sua primeira derrota no torneio, pelo placar de 2×1.
Com esses dois últimos resultados, o Osasco Sporting ocupa a 11ª posição na A2, com 7 pontos, sendo que o 8 primeiros (entre 16 clubes) garantem passagem à etapa seguinte.
Pela 7ª rodada, neste sábado, 1º de fevereiro, o escrete osasquense recebe no estádio do Rochdale, às 16 horas, o tradicional Juventus da Mooca, que está na 5ª posição, com 11 pontos.
O atual líder da A2 é a Ferroviária, de Araraquara, com 14 pontos; seguida do Água Santa, de Diadema, em 2º, com 13.

Com a vitória sobre o Botafogo na última rodada, o Novorizontino (camisa amarela) passou a ocupar a liderança, juntamente com o Palmeiras – Foto: Grêmio Novorizontino/Facebook

Sair da versão mobile